Léo Índio Bolsonaro visita Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande

Leonardo Rodrigues de Jesus, sobrinho do presidente Jair Bolsonaro, e assessor parlamentar do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), visitou na manhã do último sábado, 31 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro do Alto Branco.

Na ocasião, Léo Índio Bolsonaro, como é conhecido, acompanhado do deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL) e sua comitiva, conheceu as instalações da Semas e o funcionamento dos programas e serviço oferecidos.

Na oportunidade, foi apresentado pelas Diretorias de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial, além das Gerências da Pessoa Idosa, da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência e da vigilância Socioassistencial, todo o cronograma de atendimento enquanto Semas, conforme o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Foram demostrados, durante a reunião, algumas ações que a Semas realiza, a exemplo da campanha contra a esmola e comercialização de produtos em semáforos por crianças e adolescentes. Outra ação apresentada foi o projeto “Banho de Cuidados”, o banho itinerante que leva condições básicas de higiene, bem estar e saúde à população de rua.

Sobre o IDCREAS/CRAS, onde Campina Grande ocupou lugar de destaque no resultado do Índice Nacional de Desenvolvimento dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), ficando em primeiro lugar na Paraíba e em terceiro lugar no Nordeste, em nível nacional entre cinco mil municípios, Campina Grande está na posição 22.

Já os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), segundo o censo SUAS – a nível Paraíba, conquistou a nota 4, ocupando o primeiro lugar; a nível Nordeste ocupa a posição geral de 242º, quarta melhor média. Outro programa de destaque nacional é o Programa Criança Feliz (PCF), onde no primeiro semestre foi case de sucesso em um seminário internacional, em Brasília.

O PCF trabalha a primeira infância com gestantes, crianças de 0 a 3 anos e beneficiadas do PBC de 0 a 6 anos, através de visitas domiciliares promovidas pelos visitadores, aplicando o método CDC (Cuidados de Desenvolvimento da Criança), com o intuito de fortalecer os vínculo familiares, promovendo a garantia de direitos na primeira infância. Só em 2019, mais de mil novas famílias foram pactuadas, totalizando duas mil famílias atendidas em toda Campina Grande.

Para Leo Índio, visitas como estas, em cidades do Nordeste, são importantes para que sejam vistas, pessoalmente,  as reais necessidades dos atuais gestores. “Pelo pouco que me foi apresentado, a Semas tem desenvolvido um excelente trabalho na assistência social. Vejo a dedicação da secretaria Eva Gouveia e de seus coordenadores. Irei levar, como experiência, ao senador Chico Rodrigues, como exemplo de sucesso, vendo tamanha dificuldade dos outros governos e a facilidade do atual governo. Irei dar continuidade a minha visita por Campina Grande, para conhecer outros programas”, destacou o assessor parlamentar.