Mais de 1.100 refeições foram distribuídas pela PMCG para pessoas em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) vem desenvolvendo, diariamente, ações regulares de atendimento e encaminhamentos à população de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento já foram distribuídas, pela Força Tarefa Social, mais de 1,1 mil refeições.

Por determinação do Prefeito Romero Rodrigues, diante da pandemia do Covid-19 a Semas vem intensificando as estratégias de enfrentamento à vulnerabilidade e risco social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população mais fragilizada e exposta ao Covid-19 são os moradores e pessoas em situação de rua que não têm como seguir as recomendações de higiene adequadas, assim como o distanciamento e o isolamento social.

Desta forma, a Prefeitura Municipal, através da Semas, intensificou as ações do projeto “Banho de Cuidados”. O carro adaptado possui dois chuveiros, com ducha quente, destinados à realização da higienização dos moradores de rua e das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também são distribuídos kit’s de higiene pessoal e roupas oriundas de doações.

REFEIÇÕES – Entre os dias 25 de março e 12 de abril foram distribuídas mais de 1.100 refeições (café, almoço e jantar), para o público que utiliza a unidade móvel de banho.

Já as equipes técnicas do Centro POP realizam a busca ativa, em locais descentralizados, à procura de pessoas que estão precisando do amparo social do poder público.

Além da distribuição das refeições e a entrega dos kits de higiene pessoal, as equipes alertam aos moradores de rua sobre a importância do distanciamento e isolamento social. Também são realizados os encaminhamentos para a Unidade de Acolhimento Institucional Irmã Zuleide Porto.