Prefeitura de Campina Grande e MPT lançam campanha contra o trabalho infantil

Em uma animada e bem prestigiada solenidade realizada na Vila Sítio São João, na tarde desta quarta-feira, 05, a Prefeitura de Campina Grande e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram a edição 2019 da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil, que vai intensificar as ações de combate à exploração de crianças durante os 31 dias de Maior São João do Mundo.

Na oportunidade, o prefeito Romero Rodrigues foi representado pelo secretário-chefe de Gabinete Bruno Cunha Lima. Ele esteve acompanhado pelas secretárias Eva Gouveia (Assistência Social), Iolanda Barbosa (Educação) e Luzia Pinto (Saúde).

Realizada em parceria com o MPT desde 2014, a ação é intersetorial, com a participação efetiva da Semas, Seduc e Secretaria de Saúde.

O objetivo é a conscientização, a prevenção o enfrentamento propriamente dito à exploração do trabalho infantil e sexual, bem como venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos no interior do Parque do Povo durante os festejos juninos.

Em 2019, o Maior São João do Mundo começa nesta sexta-feira, 07, e segue até o dia 07 de julho.

Ao lado do procurador do Trabalho Raulino Maracajá, o secretário Bruno Cunha Lima destacou a importância da parceria entre Prefeitura e MPT.

“O trabalho de conscientização da campanha Chega de Trabalho Infantil é de extrema importância, sobretudo num período como esse, quando Campina sedia um dos maiores eventos do Brasil e recebe turistas de todas as partes do mundo. Os resultados apresentados estão melhorando a cada ano, e é por isso que a recomendação do prefeito Romero Rodrigues é aumentar o nosso engajamento nessa importante causa”, pontuou o secretário-chefe de Gabinete.

Em seu discurso durante a solenidade de lançamento da campanha, o procurador Raulino Maracajá comemorou os números alcançados pela ação na edição do ano passado, quando foi registrada uma diminuição bem significativa no que diz respeito à quantidade de crianças trabalhando no entorno do Parque do Povo.

“Chegamos a registrar, em anos anteriores, mais de 200 jovens em situação de exploração de trabalho infantil. Em 2018 conseguimos baixar para 18 casos, o que representa a eficiência da campanha. Então a gente segue buscando melhorar ainda mais os resultados, sempre conscientizando a população em geral, turistas e principalmente os comerciantes envolvidos nesse contexto”, detalhou.

Já a secretária Eva Gouveia, da Assistência Social, destacou a parceria sempre efetiva entre o MPT e as secretarias de Educação e Saúde. “Nosso trabalho segue firme e a meta é proteger ao máximo nossas crianças. Os resultados são bem animadores, tanto que ano passado recebemos representantes da Organização Internacional do Trabalho, que puderam comprovar a eficiência das ações desenvolvidas pela nossa equipe”, comemorou.

A solenidade foi iniciada com apresentações culturais de crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Semas, e contou com as presenças dos deputados estaduais Tovar Correia Lima e Camila Toscando, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba.

Os vereadores Márcio Melo e João Dantas também prestigiaram o lançamento da campanha.