Programa Criança Feliz de Campina Grande será capacitado pela Microsoft e Ministério da Cidadania

O Programa Criança Feliz (PCF) da Secretaria da Assistência Social de Campina Grande (Semas) foi selecionado pelo Ministério da Cidadania para a capacitação das equipes de visitas e supervisão do órgão. Essa capacitação acontecerá a partir de um acordo de cooperação técnica entre a Microsoft e o Ministério da Cidadania.

Essa parceria tem como objetivo o aprimoramento das estratégias de monitoramento e gestão do desenvolvimento infantil na primeira infância. A capacitação acontecerá em dois momentos. O primeiro no período de 25 até 27 de setembro, no auditório do Senac, no Bairro Alto Branco. Já o segundo momento de 30 de setembro até 03 de outubro, na coleta de dados em campo e contará com a presença de representantes do Ministério da Cidadania e o Ministro da Primeira Infância da Argentina, Carlos Abeleira.

Inicialmente, será realizado um projeto desenvolvido pela Microsoft para o aperfeiçoamento das ferramentas e estratégias de coleta de dados do Programa Criança Feliz onde, por meio de visitas domiciliares, é aplicado o método CDC (Cuidado de Desenvolvimento da Criança). Nesse método são atendidas crianças de 0 até 3 anos de idade, gestantes e crianças de 0 até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No primeiro semestre, Campina Grande foi case de sucesso em um Seminário Internacional em Brasília. Recebeu mil novas famílias pactuadas no programa, totalizando duas mil famílias em Campina Grande.

Essa ferramenta tecnológica consiste em um modelo de gestão de informação, que tornará mais ágil e organizada a alimentação e atualização de dados das famílias atendidas pelo PCF, com base na experiência vivida na Província de Salta, pelo Ministério da Primeira Infância da Argentina. A capacitação dos visitadores em campo será para conhecer as potencialidades e formas de utilização da ferramenta, bem como, avaliar as adaptações necessárias para a necessidade brasileira e regional, assim como as especificidades do Programa Criança Feliz.