Programa Ruanda utiliza oficinas e experimentos científicos para combater a evasão escolar

O “Pequeno Cientista” é um projeto experimental que surgiu para reduzir os índices de evasão escolar e a falta de interesse de crianças e adolescentes que são acompanhados pelo Programa Ruanda, em Campina Grande. Para esse público, o “Pequeno Cientista” leva experimentos científicos acessíveis, despertando a curiosidade e o interesse pela aprendizagem escolar.

Por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas), equipes do Ruanda desenvolvem um trabalho de abordagem e educação escolar para crianças e adolescentes que estão em situação de rua, vulnerabilidade social e risco pessoal.

Com o auxílio da unidade móvel, adaptada com instrumentos educativos, a equipe técnica multidisciplinar percorre as ruas centrais e territórios mais vulneráveis da cidade. A ação consiste em realizar uma busca ativa de crianças e adolescentes.

Atualmente, cerca de 100 jovens são atendidos, acompanhados e encaminhamos pelo Ruanda. Além do “Pequeno Cientista” são oferecidas, na Vila Olímpica Plínio Lemos, oficinas educativas e de esportes, a exemplo jiu jitsu e muay thai. A prática do esporte tem sido cada vez mais uma ferramenta de integração e inclusão social.

COMPARTILHAR