Secretaria da Assistência Social capacita técnicos de Casa de Acolhimento

A Secretaria Municipal da Assistência Social, deu início na terça (20) indo até a quarta (21) a mais uma Capacitação da Casa da Esperança III, através da Diretoria de Proteção Social Especial e Gerência da Criança e do Adolescente. O evento tem duração de dois dias, no horário das 08 às 17h. A Capacitação está acontecendo no auditório de uma das unidades da SEMAS, o SINE Municipal, localizado no Museu da Ciência e Tecnologia.

A capacitação é direcionada para a equipe técnica e educadores sociais da unidade de acolhimento Casa da Esperança III, que atende meninos e meninas de 0 a 6 anos, que são institucionalizadas através de medida protetiva.

Durante o evento está sendo discutido os direitos da criança e adolescente, na perspectiva de inclusão social no acolhimento institucional, e o olhar do educador para o convívio diário, e a real necessidade de cada criança que é atendida pela unidade.

Rodas de conversas, vivências grupais, palestras e oficinas fazem parte da capacitação, abordando varias temáticas como, “ O papel do educador social na instituição de acolhimento infantil”, palestra ministrada pela Gerente da Criança e do Adolescente Magliana Leite, a oficina “Desenvolvendo habilidades lúdicas com universo infantil”, com a facilitadora Maria de Fátima Ribeiro conselheira tutelar e artista, palestra “Saúde e Desenvolvimento Infantil, Promoção do Cuidar e inclusão social no serviço de acolhimento”, com as palestrantes Ana Elizabeth Araujo, psicóloga clínica e Eliane Mireyle da Silva enfermeira da Casa da Esperança III, e por fim a oficina ministrada por Nayara Viturino dos Santos coordenadora do Instituto dos Cegos e Liviane Alves educadora do Instituto dos Cegos, com a temática “Aprendendo sobre inclusão e adaptação da Criança com deficiência visual”.

Na abertura do evento os participantes contaram com o palestrante convidado o Juiz da Vara da Infância e Juventude Hugo Zagreb que destacou para os participantes a importância da medida de proteção à criança e adolescente, e situações que levam crianças a serem acolhidas e quais medidas devem ser tomadas em caso de institucionalização.

Rubens Nascimento, coordenador do Cadastro Único da SEMAS, representou a Secretária Eva Gouveia, na solenidade de abertura do evento e ressaltou a importância das unidades de acolhimento de crianças e adolescentes possibilitando nova realidade de vida.