15 anos da Lei Maria da Penha: Live realizada pela Prefeitura de Campina Grande promoveu debates sobre lei que coíbe a violência contra a mulher

Evento aconteceu nesta terça-feira, no Museu dos Três Pandeiros, reunindo autoridades locais e apresentando um vídeo da própria Maria da Penha

A farmacêutica e ativista Maria da Penha, que dá nome à lei que proíbe a violência e os abusos contra a mulher, foi destaque nesta terça-feira, 31 de agosto, na live promovida pela Prefeitura de Campina Grande que encerrou as comemorações aos 15 anos da Lei Maria da Penha. Com o tema “Unidos pelo fim da Violência contra a Mulher”, a live reuniu representantes da Prefeitura, palestrantes e artistas do Município.

A organização do evento coube ao Gabinete do Prefeito, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerrando as atividades do “Agosto Lilás”, mês em que se destaca o combate à Violência contra a Mulher.

Um dos momentos mais esperados da noite foi a participação da própria Maria da Penha. Por meio de um vídeo, enviado à live, ela lembrou que as mulheres estão mais encorajadas. “Elas estão quebrando o silêncio e denunciando os seus agressores”, disse. Maria da Penha cobrou ainda, do Governo Federal, a instalação da Casa da Mulher Brasileira em cada estado do país. O poeta Tião Simpatia, que viaja o Brasil e o mundo ao lado de Maria da Penha, defendendo o fim da violência contra a mulher, também esteve na abertura e apresentou a Lei Maria da Penha em forma de verso.

Representando o prefeito Bruno Cunha Lima, que está em viagem ao Rio de Janeiro, o vice-prefeito Lucas Ribeiro destacou a iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria da Mulher, e lembrou que apesar dos avanços conquistados através da Lei Maria da Penha, muito ainda precisa ser realizado no sentido de proteger as mulheres que são vítimas de violência.

O chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Gilbran Asfora, lembrou os avanços da Lei, destacando a necessidade de avançar muito mais, especialmente na conscientização desse tipo de violência. Ele falou ainda sobre a importância do trabalho conjuntos das secretarias, em prol de um evento tão importante. A chefe de Gabinete da Semas, Ana Beatriz Agra, que representou o secretário Valker Neves, falou sobre o trabalho da Coordenadoria da Mulher, sobretudo em relação às demandas da Semas.

Na sequência, a coordenadora municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Marli Castelo Branco, destacou as ações realizadas pela Coordenadoria durante este mês. Ela fez a entrega do troféu Maria da Penha ao juiz Antônio Gonçalves, que atuou na Vara da Violência Doméstica em Campina Grande por mais de quatro anos. Também recebeu o troféu a psicóloga e analista judiciária, Clarice Guedes, pelo relevante trabalho junto ao Ministério da Justiça. Na live, os dois convidados abordaram a Violência Psicológica (que agora é crime) e a Violência Judiciária.

Já a atriz Fátima Ribeiro narrou uma história de violência real, vivida por uma artista de Campina Grande, que quase foi morta por asfixia quando estava grávida.

Participaram ainda da live a psicóloga Mayvonne Morais, falando sobre o pioneiro projeto de combate à violência contra a Mulher, “Parecia Amor”, além das cantoras Stephanie Melo, Gitana Pimentel e Stella Alves, que cantaram músicas voltadas ao tema. O evento foi transmitido pelo Youtube da PMCG pela TV Maior, canal 11.1.