159 ANOS: No aniversário de Campina Grande, Prefeitura registra avanços da Assistência Social

São quase 2 mil mães atípicas atendidas neste ano pela Coordenação PCD, com projeção de atender 2.500 mães no próximo ano.

No aniversário de 159 anos de Campina Grande, comemorado nesta quarta-feira, 11 de outubro, o trabalho realizado pela Prefeitura de Campina Grande, na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, segue avançando na série de serviços prestados por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com cerca de 40 serviços oferecidos à população.

Uma das principais metas da gestão é “Estabelecer Políticas Compensatórias para os mais Vulneráveis”. E neste quesito, por exemplo, a Coordenação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (PCD) e o Programa Famílias Fortes estão atendendo a essa perspectiva.

Entre as várias ações, realizadas pela Coordenação PCD, estão as duas edições (2021/2022), do Festival de Artes Inclusivas e o Encontro Municipal de Raros. Foi realizado ainda o lançamento do projeto Colo pra Mãe, com atendimentos para mães atípicas e que hoje soma cerca de 1.860 mulheres atendidas.

Segundo a coordenação, a perspectiva é de que, no próximo ano, 2.500 mães atípicas sejam acolhidas pelo projeto.

Também foram realizadas duas edições do Encontro Municipal sobre o Autismo, o I Expoautismo, além do I Mutirão de Empregabilidade Inclusiva. Neste ano, a Prefeitura, em parceria com a empresa organizadora d’O Maior São João do Mundo, também atuou com o Camarote da Acessibilidade, no Parque do Povo. Nele, pessoas PCD’s, acompanhadas de um familiar, puderam ver de perto todos os detalhes da 40ª edição da festa. Cerca de 500 pessoas passaram pelo Camarote.

Ainda na perspectiva de avançar em Políticas Compensatórias para quem mais precisa, a atual gestão inaugurou recentemente o Restaurante Popular ‘Prato do Povo’, ligado à Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN), no Distrito dos Mecânicos.

Desde a inauguração, na primeira quinzena de agosto, o equipamento já contabiliza 20.609 refeições servidas até esta terça-feira (10), com a oferta de 500 marmitas/dia, ofertadas à comunidade, ao preço de 1 real.

Outro programa que tem mudado pra melhor a vida de cerca de 550 famílias no município é o Famílias Fortes, com atuação em seis Centros de Referência em Assistência Social (Cras), da Semas, e mais 240 famílias, através de parceria com a UFCG. O serviço tem como objetivo, garantir o bem-estar dos membros das famílias assistidas, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais.

A “Eficiência e integridade na execução de programas de transferência de renda”; também tem sido uma outra preocupação do atual governo. O CadÚnico, por exemplo, atende em média 300 famílias diariamente, com o total de (92.879) famílias cadastradas, perfazendo um total de (208.585), pessoas cadastradas; e 34.285 famílias beneficiadas com o Bolsa Família.

A Promoção e ocupação de jovens também tem sido prioridade. Um desses exemplos é a chamada Descentralização dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona em seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e, aos poucos, está sendo implantado em todas as 11 unidades da Semas, com direito a espaços de convivência, desenvolvimento, protagonismo e autonomia desse público.

“Em pouco mais de dois meses à frente da Semas temos percebido os importantes avanços dos serviços da Prefeitura, em prol de quem mais precisa. Muito nos honra fazer parte dessa história, no momento em que comemoramos os 159 anos da nossa Rainha da Borborema. Sigamos juntos e fortes, honrando a trajetória de cada campinense, na luta por uma vida cada vez mais digna”, disse a secretária da Semas, Pâmela Vital do Rêgo.