1ª Edição do projeto Semas na Rua realiza cerca de 500 atendimentos, na zona Leste

Ação promovida pela Prefeitura de Campina Grande, na manhã desta terça-feira, 31, na Praça Joana D’arc, em José Pinheiro, contou com a oferta de vários serviços e teve um público circulante estimado em mil pessoas.

Cerca de 500 atendimentos foram realizados, na manhã desta terça-feira, 31, na Praça Joana D’arc, no bairro de José Pinheiro, local escolhido para a realização da 1ª Edição do “Semas na Rua”, da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da assessoria de Projetos e Planejamento. A ação contou com uma grande estrutura e a oferta de vários serviços, incluindo atendimentos em saúde, atualizações e novos cadastros (Sine e CadÚnico e Castramóvel), além de cortes de cabelo e manicure.

Com uma média de público (circulante) estimada pela organização do evento em cerca de mil pessoas, um dos serviços mais procurados foi o programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde, com mais de 120 atendimentos, incluindo cadastro no programa Saúde de Verdade, vacinação contra a covid-19, hepatite e antitetânica, testes de glicemia e aferição de pressão, além de escutas psicológicas.

O CadÚnico realizou cerca de 50 atendimentos, com cadastros e agendamentos; e o Sine Municipal, realizou mais de 50 cadastros e atualização de currículos. Houve ainda 150 cortes de cabelos, realizados por profissionais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de parceiros como a Embelleze e a Oficial Barber Club. A Associação Beneficente Bebé, que atua na zona Leste há 17 anos, disponibilizou também um grupo de manicures, para ajudar na ação.

Houve ainda a emissão da carteira do idoso; orientações e prática de atividades físicas, oferecidas através da Gerência do Idoso; e Regularização Fundiária, que consiste na regularização, por parte da Secretaria de Planejamento (Seplan), de possíveis ocupações de terrenos e casas, sem registro público. Enquanto os pais eram atendidos nos serviços, as crianças se divertiam no pula pula, com a interação do palhaço Patatá e a distribuição de algodão doce e pipoca. Duzentas mudas frutíferas e ornamentais, foram distribuídas pelo programa “Minha Árvore”, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

O aposentado José Araújo dos Santos, 72 anos, estava com a vacina da covid-19 atrasada desde 2021, e aproveitou a oportunidade para atualizar a carteirinha. “Tentei antes conseguir a vacina quando havia um ponto de vacinação no Parque do Povo e não consegui e deixei de lado. Mas, agora finalmente, estou com a carteira em dia”, disse o aposentado.

Enquanto a dona de casa Wiliana Kelly, 24, que está desempregada e é mãe de 3 filhos, estava pintando as unhas, o filho Matheus, 4 anos, cortava o cabelo. “Estávamos esperando muito por esse momento, pois é difícil ter e precisamos aproveitar, pois está tudo muito difícil e não teria como pagar esses serviços”, comemorou a dona de casa.

A coordenadora da Assessoria de Projetos e Planejamento, Uiamara Mirna, fez uma avaliação positiva do evento. “Estamos muito satisfeitos, pois estamos oferecendo serviços que a comunidade precisa e melhor, bem mais perto de todos, isso, graças à Prefeitura de Campina Grande e aos nossos parceiros. Tivemos também os Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), que trouxeram orientações e mostraram a importância dos serviços nos bairros. Tudo isso, nos dará um retorno social bem maior”, ressaltou a coordenadora.

“Podemos assegurar que foi um sucesso o evento, já que conseguimos concentrar vários serviços em um só lugar. É prazeroso ver a satisfação e receber o ‘muito obrigado’ das pessoas, isso mostra o quanto foi um sucesso essa ação aqui na zona Leste. Serviços essenciais como Cadastro Único, Sine, além dos mais simples, como cortes de cabelo e de manicure, mas que fazem toda a diferença na vida dessas pessoas, além de lazer e diversão para as crianças”, disse o secretário de Assistência Social, Valker Neves.

Prestigiaram a ação, os vereadores Fabiana Gomes, pastor Luciano Breno, Hilmar Falcão, Aldo Cabral e Jandui Leite.