Prefeitura de Campina Grande segue promovendo Capacitação Inclusiva para servidores de várias secretarias

Ação teve início em abril com Sejel e Procon e, nesta semana, foi a vez da Semas

Pouco mais de oitenta funcionários do CadÚnico, um dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participaram, nestas quinta e sexta-feira, 29 e 30, respectivamente, do I Módulo de Capacitação Inclusiva “Conhecer para Incluir”, ministrado pela gerente da Pessoa com Deficiência do município, Edna Silva, com a participação de convidados que apresentam algum tipo de deficiência e que trazem relato de suas experiências.

A capacitação, realizada no auditório do SINE Municipal, faz parte de uma série de ações que vêm sendo promovidas pela Prefeitura de Campina Grande, com o objetivo promover, cada vez mais, a inclusão social no serviço público.

No total serão 60 horas distribuídas em quatro módulos com temas sobre: Acessibilidade Atitudinal; Libras Teórica; Laboratório de Libras com Comunidade; e Saúde e Primeiros Socorros para Pessoa com Deficiência. No primeiro módulo, os participantes aprendem, na prática, como receber e lidar com pessoas com deficiência, afastando todo tipo de estigmas, estereótipos ou mesmo exclusões.

“É surpreendente o quanto as pessoas têm necessidade de conhecimento nessa área e não sabem a forma correta de tratar e de lidar com a pessoa com deficiência. Eles ficam motivados e emocionados, em saber que podem contribuir para aumentar a inclusão social em nosso município”, ressaltou Edna Silva.

Atuando como assistente administrativo no CadÚnico, Lavoisier Galdino ressaltou a importância em valorizar e compreender melhor o que se passa com esse público, que muitas vezes tem dificuldades em lidar com a própria realidade ou mesmo, quando enfrenta preconceito por parte da sociedade. Ele citou o exemplo da própria avó, que sofreu um acidente e precisou utilizar cadeira de rodas, mas não aceitou essa condição, e passou 14 anos sem querer sair de casa.

Prestigiando a ação, o secretário Valker Neves destacou o entusiasmo dos funcionários que participaram nesta sexta. “O caminho da inclusão social depende, principalmente, da estrutura e atendimento de excelência que podemos oferecer. E sei que estamos no caminho certo para, em breve, alcançarmos bons resultados”, ressaltou.