Prefeitura vai ampliar Programa Famílias Fortes em Campina Grande, a partir de fevereiro de 2022

O programa Famílias Fortes, do Governo Federal, desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), será ampliado, a partir de fevereiro de 2022, graças a um Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Implantado em agosto último, o programa encerrou os dois primeiros Ciclos, com um total de 136 famílias atendidas.

O programa tem como objetivo garantir o bem-estar das famílias assistidas, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais. Atualmente, o programa abrange as famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município. De acordo com Luiza Cirne, coordenadora do programa pela UFCG, o planejamento e a aquisição de equipamentos para execução das ações já foram iniciados.

Aline Aguiar e Samara Rodrigues com a ministra Damares Alves

“Estamos modulando essa primeira fase de atuação da extensão da Universidade, com o Programa Famílias Fortes e também elaborando um edital para chamar a participação dos facilitadores, que devem ser alunos, professores e técnicos que tenham habilidade com comunidades, para tratar da questão dos vínculos entre os familiares”, explicou a professora Luiza Cirne.

Aline Aguiar Samara Rodrigues com  secretária nacional da Família, Ângela Gandra

Segundo Aline Aguiar, articuladora do programa no Município, a parceria com a UFCG foi possível, a partir de uma reunião, em outubro último, com a secretária Nacional da Família, Angela Gandra, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Na ocasião, Aline Aguiar, juntamente com Samara Rodrigues, que estão à frente do programa Famílias Fortes em Campina Grande, apresentaram os resultados positivos obtidos em apenas três meses de atuação, o que vem mobilizando e motivando toda a equipe.

Aline Aguiar e Samara Rodrigues – coordenadoras do programa Famílias Fortes em Campina Grande

A partir de então, foi designado recurso do Governo Federal, no valor de R$ 412.564,14 para custear o programa a partir das atividades que serão realizadas pela UFCG. Os facilitadores que serão levantados pela Universidade, serão devidamente capacitados pela coordenação do Famílias Fortes.

“É de suma importância essa parceria, já que vem somar com um trabalho que já vem sendo realizado desde agosto último, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da Prefeitura de Campina Grande, de forma a ampliar ainda mais esse trabalho que tem mudado a vida de muitas famílias. Para nós, é motivo de muita satisfação saber que um trabalho recente vem apresentando excelentes resultados e já com expectativa de alcançar 960 famílias, em 2022”, concluiu Aline Aguiar.