AÇÃO EM GALANTE: Prefeitura Campina Grande realiza abordagens contra o trabalho infantil no penúltimo final de semana de eventos no Distrito

Abordagens e orientações fazem parte da 3ª Edição da Ação Intersetorial contra o trabalho e a exploração de crianças e adolescentes no local.

Equipes da Prefeitura de Campina Grande, que atuam na 3ª Edição da Ação Intersetorial no Distrito de Galante, realizaram um trabalho mais intenso neste penúltimo final de semana d’O Maior São João do Mundo. No último sábado e domingo, dias 24 e 25, foi verificada uma circulação maior de público durante as festividades, o que necessitou uma maior atenção em relação ao trabalho de proteção dos direitos de crianças e adolescentes. O trabalho ocorre por meio da Gerência da Criança e do Adolescente e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social (Semas).

No sábado, 24, uma equipe composta por dez colaboradores da Semas realizou orientações para os 60 barraqueiros que estão trabalhando em Galante. O objetivo era evitar a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, para que eles possam colaborar com o trabalho da Ação Intersetorial, apresentando denúncias de violações. Na ocasião, também foram realizadas adesivagens no comércio local e a distribuição de panfletos. O trabalho alcançou comerciantes de 20 boxes do Mercado Central, além de catadores que atuam na região.

Já no domingo, 25, o trabalho foi voltado às abordagens de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, assim como pais e responsáveis. Com isso foram realizadas 21 orientações, além do registro de 15 situações de trabalho infantil, as quais foram devidamente notificadas para o posterior acompanhamento, por parte dos serviços da Semas.

A professora Sicleide Souza, que atua junto com a filha na venda de churros no Distrito, reconheceu a importância do trabalho realizado pela Prefeitura. “Quem deve trabalhar são os pais e as crianças têm que ter o direito de se divertirem. Então é muito importante essa orientação repassada para toda a população presente à festa, porque é através desse trabalho que se pode evitar os crimes contra os direitos da criança e do adolescente”, disse a professora.

Maria José Tavares, de 64 anos de idade, trabalha há 26 anos como barraqueira em Galante, comercializando comidas e bebidas. Ela também destacou o trabalho da Prefeitura. “Em todos esses anos eu nunca vendi bebida para crianças aqui, muito menos coloquei para trabalhar, pois eu entendo que o lugar delas não é fazendo trabalho de adulto. A Prefeitura está de parabéns em fiscalizar isso em nosso São João”, disse a comerciante.

Dallia Ribeiro, que agora integra a equipe da Semas como diretora de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, falou sobre os impactos da ação. “A gente percebeu a necessidade de ter um trabalho mais intensivo em Galante por causa do crescimento da festa no local. Então reforçamos a fiscalização. Eu já cheguei ouvindo coisas muito boas do que já vinha sendo construído durante todos esses anos. Então, nosso planejamento é dar continuidade e temos pessoas muito empenhadas em trazer bons resultados, a partir de todo esse trabalho”, disse a gerente.

Conforme Jussara Melo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a ação nesta reta final do São João foi positiva e necessária.

“A gente percebeu que houve um aumento das violações e precisamos retomar abordagens, porque estando no local, encorajamos pessoas a realizarem denúncias sobre possíveis violações ao público infanto-juvenil. Percebemos que este público costuma comercializar produtos dentro das barracas e estamos aos poucos conscientizando os adultos de que a criança e adolescente não podem fazer parte dessa rotina, em uma festa tão grandiosa como é o São João. Por outro lado, podemos comemorar a erradicação de trabalhos com reciclagem e a situação de mendicância, que foram zerados no Distrito de Galante”, declarou a coordenadora.