Ação Intersetorial da Semas é encerrada e equipe apresenta relatório das ações no Parque do Povo

Balanço foi considerado positivo, com equipes atuando em escala de revezamento, no Quartel General do Forró, durante O Maior São João do Mundo.

Equipes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande (Semas), apresentaram nesta segunda-feira, 03 de julho, relatório da 8ª Ação Intersetorial, realizada no Parque do Povo. O trabalho objetiva coibir violações contra crianças e adolescentes, a exemplo do trabalho infantil, abuso e exploração sexual, mendicância, violência e o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. No Parque do Povo, a ação foi realizada durante os festejos d’O Maior São João do Mundo. Na última semana as atividades ocorreram da quarta-feira (28), até o último domingo (02 de julho), com equipes atuando em escala de revezamento.

No período de cinco dias ocorreram 26 atendimentos. Dez crianças e adolescentes em situação de risco (próximas ao palco principal do Parque do Povo), em meio à multidão, o que dificulta o acesso da equipe em casos de possíveis ocorrências. Outros dois atendimentos foram em casos de embriaguez desse público.

Também foram realizados dois acolhimentos de adolescentes do município de Remígio, que na ocasião não estava na companhia dos pais. Outros sete adolescentes estavam perdidos no Parque do Povo, (todos foram entregues aos pais e/ou responsáveis); um adolescente foi flagrado com o uso de substâncias psicoativas, (encaminhado do Conselho Tutelar); outro adolescente fazia coleta de recicláveis e outros três foram abordados e orientados pelas equipes.

Procurador do Trabalho

Na quinta-feira, 29, o procurador do Trabalho no Município, Raulino Maracajá, visitou a Base da Ação, que funcionou no Centro Cultural, ao lado do Parque do Povo. Foi apresentado, pela Semas, um breve balanço da ação no Parque do Povo. Trabalho semelhante foi realizado nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, com relatório já divulgado no site da Prefeitura de Campina Grande.

“Apresentamos, para o Procurador, uma avaliação das três primeiras semanas, destacando que, de fato, mesmo com o registro de várias violações foi considerada uma ação positiva, que nos trouxe novos olhares em relação ao trabalho realizado e que serão aplicados nas próximas edições. Houve o registro de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Mas, ao mesmo tempo, muitos vieram ao Parque do Povo com as famílias e aproveitaram a festa em segurança”, disse.

A gerente também reforçou o trabalho das equipes da Semas. “Tivemos uma atuação espontânea, muito dinâmica e que ganhou mais força a partir da segunda semana, quando vimos a proporção que a festa estava tomando e a importância da participação da sociedade junto conosco. As famílias precisavam ser orientadas dos riscos e das situações de vulnerabilidade das crianças”, disse Rouseane Andrade.

Parceria com Forças de Segurança

Outro fator positivo, durante a ação, foi a solicitação das equipes de Segurança do Estado para que as equipes da Semas atuassem com plantões na base, para acompanhar possíveis casos de violações que chegassem ao local. A proposta era que os colaboradores pudessem passar as orientações necessárias, para esse público, de acordo com critérios estabelecidos pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente (Redeca). O resultado oficial da ação, será apresentado em breve pela Gerência da Criança e do Adolescente da Semas.