AÇÃO INTERSETORIAL: Prefeitura amplia os dias de atuação das equipes, para monitoramento e abordagens no Parque do Povo

Trabalho tem como objetivo proteger os direitos de crianças e adolescentes de várias violações. O trabalho infantil tem sido uma das mais recorrentes no Parque do Povo e Distritos.

No penúltimo final de semana d’O Maior São João do Mundo, a Prefeitura de Campina Grande, intensificou ainda mais os trabalhos da 8ª Ação Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil, que está sendo realizada no Parque do Povo e Distritos. Atendendo à solicitação da Arte Produções (empresa organizadora da festa), a Gerência da Criança e do Adolescente e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social (Semas), anteciparam a atuação das equipes e os trabalhos foram iniciados na quinta-feira, 22.

Durante as quatro noites (22,23,24 e 25), as equipes se revezaram no Parque do Povo, no sentido de observar e fiscalizar situações que possam colocar em risco a integridade de crianças e adolescentes, tendo como base as várias violações como trabalho infantil, abuso e exploração sexual, mendicância, violência; consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

De acordo com Ronaldo Rodrigues, coordenador geral da Ação Intersetorial, pode ser feita uma avaliação positiva de todo o trabalho que está sendo realizado, tanto no Parque do Povo como nos distritos. “As equipes multidisciplinares, formadas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, ligados à Semas, se revezam todas as noites na base de monitoramento, que funciona no Centro Cultural, para dar o suporte necessário, para casos de crianças e adolescentes encontrados sozinhos na festa, ou em outras situações que mereçam uma atuação mais rígida, por parte da equipe”, continuou.