Ação Intersetorial: Prefeitura de Campina Grande faz balanço da terceira semana de Combate ao Trabalho Infantil no São João

Na noite do último sábado uma equipe da Arte Produções, organizadora da festa, visitou a Base da Ação Intersetorial que funciona no Centro Cultural.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Criança e do Adolescente e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social (Semas), fez um balanço positivo da terceira semana da 8ª Ação Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil. Os trabalhos foram realizados neste final de semana, nas noites do sábado (17) e domingo (18), no Parque do Povo e distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, onde são realizados os festejos juninos.

No sábado, 17, uma equipe da Arte Produções (formada por Pedro Aryell, advogado e Natanael Cortez, membro da diretoria), visitou a base da ação, que funciona no Centro Cultural, para conhecer mais sobre o trabalho realizado nesta época do ano.

“Estamos aqui para conhecer de perto esse trabalho e o que precisar, em relação a nossa empresa, para a resolução de problemas dentro do Parque do Povo. Estaremos dando todo o apoio necessário. Este ano, inclusive, entendemos que a festa está mais organizada e, por outro lado, muitos casos de violações do público infanto-juvenil diminuíram consideravelmente em relação aos anos anteriores”, disse Natanael Cortez, um dos diretores da Empresa.

No total, no sábado e domingo (dias 17 e 18) foram realizadas 22 abordagens. Foram três casos de adultos com bebês, que estavam muito próximos às caixas de som; 12 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil; sete famílias com crianças menores de 12 anos, por volta da uma hora da madrugada na festa; o registro de um caso suspeito de exploração sexual de crianças e adolescentes, dentro do Parque do Povo. Este último caso está sendo analisado pela coordenação da Ação Setorial.

Na noite do domingo, 18, o coordenador geral da Ação Intersetorial, Ronaldo Rodrigues, acompanhado da gerente da Criança e do Adolescente, Rouseane Andrade e do assessor jurídico Paulineto Sarmento (Semas), estiveram no palco principal do Parque do Povo para falar sobre a importância do trabalho que está sendo realizado no local. Além de explicar como as pessoas podem colaborar com a campanha de Combate ao Trabalho Infantil, também foram repassadas orientações para o público, especialmente para os pais e responsáveis que costumam frequentar o local, na companhia de crianças e adolescentes.

“As pessoas podem ver a nossa equipe com o uniforme da campanha, mas não sabem do que se trata. Estamos no Parque do Povo e distritos para realizar um trabalho de orientação e de observação, como forma de combater os casos de violações infantis e, a partir disso, realizar as notificações e encaminhamentos, quando necessários, para as autoridades responsáveis”, ressaltou o coordenador geral da Ação Intersetorial, Ronaldo Rodrigues.

Para a gerente da Criança e do Adolescente, Rouseane Andrade, é importante ressaltar que muitas crianças estão indo com os pais de forma correta, o que reflete o fortalecimento de vínculo e da representação cultural da festa, especialmente para os que são nascidos em nossa região.

“Mas precisamos entender que esses momentos precisam acontecer de forma segura e que os direitos desse público possam ser garantidos, a partir do que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Portaria expedida pela Vara da Infância e Juventude, que está em vigor”, disse a gerente.

Ações nos Distritos

Nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, uma comissão formada pela diretora de Proteção Social Básica (Joelma Martins) e pela coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Jussara Melo estão à frente dos trabalhos que foram subdivididos nesses locais. Em Galante, por exemplo, algumas situações de trabalho infantil chamaram a atenção no último domingo, 18, quando foram observados adolescentes despachando bebidas alcoólicas e outros produtos. Os casos estão sendo analisados pela coordenação da Ação.