AÇÃO INTERSETORIAL: Prefeitura de Campina Grande iniciou no último final de semana atividades em Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista

Objetivo é identificar possíveis situações de risco e violações de direitos em relação à crianças e adolescentes.

Nesta segunda-feira, 12, quando é celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, os destaques vão para as atividades já realizadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Criança e do Adolescente (GCA) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ambos da Secretaria de Assistência Social (Semas). No último final de semana, dias 10 e 11 de junho, a coordenação da Ação Intersetorial, iniciou os trabalhos nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, com o objetivo de monitorar a presença do público infanto-juvenil em situação de trabalho, abusos ou expostas a outros tipos de violações.

“A ideia é completar o nosso diagnóstico anual e verificar se há a necessidade de montarmos uma base em cada distrito. Nós conhecemos os locais que são característicos para as violações em relação à crianças e adolescentes, que geralmente acontecem próximo de barracas, quiosques, e estacionamentos”, afirmou Jussara Melo, coordenadora do Peti e que está à frente da ação nos distritos.

Joelma Martins, diretora de Proteção Social Básica (Semas), explicou que este é um trabalho de muita cautela para toda a equipe. “Nesse início dos trabalhos, aqui em Galante, encontramos apenas um caso suspeito de adolescente trabalhando, uma situação que necessita de uma melhor observação. Outras crianças que estavam ao lado das barracas, apenas se protegiam do calor, mas estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis. Isso demonstra que o trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura, através da Semas, já vem a cada edição apresentando bons resultados”, disse.

A comerciante Carla Manuela, que trabalha em um quiosque de açaí há dois anos no distrito, comentou sobre a movimentação de pessoas na festa. “A programação deste ano foi top e atraiu muita gente, não só no Parque do Povo, mas aqui também. Estamos muito satisfeitos. Quanto ao trabalho com as crianças, também estamos atentos a qualquer situação de perigo envolvendo esse público. Faço questão de denunciar, através do 100 e 123, ou acionar o Conselho Tutelar.

Ação Parque do Povo

A ação também teve continuidade no Parque do Povo neste segundo final de semana (dias 10 e 11). No sábado, 10, as equipes percorreram vários pontos da festa. O trabalho resultou em 04 orientações, 3 encaminhamentos para o Conselho Tutelar e 09 notificações. Durante o monitoramento, um adolescente foi flagrado com o uso de substância psicoativa. Crianças de colo, com idade inferior a 1 ano, estavam no interior da festa e no entorno nas filas. Havia também crianças em apresentações artísticas por quatro horas seguidas.

Ainda no sábado houve o registro de pais que estavam com filhos menores de 12 anos, depois de 1 hora da madrugada. Eles foram orientados sobre a questão do horário de permanência no local. Uma adolescente, que estava na companhia de mais três amigas, também adolescentes, foi flagrada consumindo bebida alcoólica.

E foi verificado que uma mãe, trabalhando em uma das barracas com a venda de churrasquinho, estava na companhia da filha adolescente de 14 anos. A mulher recebeu orientação porque, de acordo com a coordenação da Ação Intersetorial, tal situação pode caracterizar trabalho infantil. No domingo houve o registro de um adolescente praticando reciclagem e bebês expostos à poluição sonora.