Agosto Lilás: Prefeitura de Campina Grande promove ações pelo fim da violência contra a Mulher

Palestras e rodas de conversas estão sendo realizadas nos CRAS com o apoio da Coordenadoria da Mulher

No mês dedicado ao “Agosto Lilás”, campanha que faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e com o apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vem realizando uma série de ações nas unidades. A Lei Maria da Penha (11.340, de 7 de agosto de 2006) completou 16 anos de atuação e que tem como objetivo promover a conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A mais recente das ações foi realizada na manhã desta terça-feira, 23, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do distrito de São José da Mata, com a participação de um grupo da Coordenadoria da Mulher. Foram duas advogadas, uma psicóloga e uma assistente social, enfatizando o tema “Serviços prestados em defesa dos direitos das Mulheres”, mostrando todo o trabalho e acolhimento por parte do serviço.

Presente ao encontro, a dona de casa, Severina Souza da Costa, que mora na comunidade Campo D’Angola em São José da Mata, que falou sobre o significado deste momento. “É de extrema importância, pois, em virtude dos avanços nas leis, nós precisamos buscar a cada dia estar mais informadas sobre nossos direitos e precisamos muito de todo esse apoio e incentivo”, ressaltou.

Mais Ações

As ações com o apoio da Coordenadoria da Mulher estão sendo realizadas desde o início deste mês. No dia 8 de agosto o Cras Mutirão realizou a palestra “Agosto Lilás – 16 anos da Lei Maria da Penha”, com a participação do grupo “Mulheres Virtuosas”, formado por 20 mulheres. A ação teve continuidade no dia 12, dessa vez, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, no bairro Serrotão, reunindo cerca de 20 mães de alunos.

Ação semelhante aconteceu no Cras Aluízio Campos, no dia 15 deste mês, durante encontro com grupo de mulheres, incluindo gestantes, sobre o tema “Busca pela conscientização da não violência contra a mulher”. No dia 16 de agosto, foi a vez do Cras de Galante realizar uma roda de conversa, sobre “Serviços prestados em defesa dos direitos da Mulher”, com o grupo de profissionais da Coordenadoria.

A ação teve continuidade no Cras Liberdade, no dia 17, com uma roda de conversa sobre o “Enfrentamento da Violência contra a Mulher”, com o grupo “Desabrochar”, formado por 27 idosas atendidas pela unidade. Nos dias 17 e 18 o Cras Mutirão viabilizou mais uma ação, dessa vez na Paróquia São Pedro (Severino Cabral) e no Clube de Mães (bairro de Bodocongó) com a participação de mais de 40 mulheres.

Para Laisla Almeida, uma das advogadas da Coordenadoria da Mulher, o intuito principal é oferecer a oportunidade para que muitas mulheres saiam do ciclo da violência e procurem ajuda por meio dos serviços da Prefeitura, através da Coordenadoria e da própria Semas. “Aproveitamos, inclusive, para informar sobre nossos serviços, onde elas podem contar com suporte jurídico, psicológico, de atendimento social, para ampararmos da melhor forma essa mulher”, ressaltou a advogada.

Segundo Joelma Martins, diretora de Proteção Social Básica (Semas) é importante termos esse mês de referência, para que possamos discutir esse assunto de proteção à mulher. “Historicamente vivemos em uma sociedade machista, onde a mulher não é reconhecida como pessoa digna de direito cidadã e fica limitada a cuidar apenas do lar, dos filhos e, muitas vezes, acaba se submetendo a situações de violência doméstica”, continuou.

“Muitas não têm, sequer, autonomia financeira para cuidar da sua vida e dos filhos. Por isso temos o dever, enquanto Sistema Único de Assistência Social (SUAS), efetivado pela Semas, de enfatizar essas informações”, concluiu a diretora.