AlpaTRANSforma – Futuros Possíveis: Prefeitura de Campina Grande e Instituto Alpargatas formam 2ª turma de alunos trans para o mercado de trabalho

Cerimônia de formatura e entrega de certificados ocorreu no Clube da Bolsa

A tarde desta quarta-feira, 9, foi um momento de realização para 20 alunos do programa “AlpaTRANSforma, Futuros Possíveis”. Com a presença de representantes da Prefeitura de Campina Grande, gestores do Instituto Alpargatas e familiares dos estudantes, a 2ª turma do projeto finalizou o ciclo de três meses de aulas, com uma festa de formatura e entrega de certificados. O evento foi realizado no antigo Clube da Bolsa, centro da cidade.

O projeto acontece a partir de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Educação (Seduc), com o Instituto Alpargatas e Alicerce Educação. O objetivo é promover a qualificação de pessoas LGBTQIA+ para o mercado de trabalho, além de ampliar o aprendizado dos participantes, na base de leitura, escrita e matemática, além de competências socioemocionais e de educação digital.

As aulas presenciais desta turma aconteceram três vezes por semana, no Centro Profissionalizante Antônio de Carvalho Souza (CEPACS).

Gael Bernardo, 18 anos, concluinte, falou sobre suas perspectivas para o futuro. “Acredito que as portas vão se abrir com mais facilidade para todos nós. O projeto nos dá visibilidade social e capacitação, apesar de ainda enfrentarmos dificuldades, por causa da discriminação. Por isso, precisamos aproveitar estas oportunidades para enfrentar as barreiras e mostrar o quanto somos capazes”, ressaltou o aluno trans.

O evento marcou a finalização da jornada de estudos e teve a participação de representantes de várias Secretarias Municipais, como Gracia Núbia (Seduc); Hakyanna Karla (Semas); João Candido (Secti); além de Rosangela Florêncio, coordenadora LGBTQI+ (Semas).

Também estiveram presentes, Gustavo Andrade (SENAI); Thiago Ezekyel (Alicerce Educação); Andreza Lima (gerente administrativa do Sine Municipal) e Euda Maria (CEPACS). Outros representantes da Alpargatas participaram, de forma online, a exemplo de Thays Toyofuku (gerente de diversidade e inclusão) e Júlia Abreu (analista de responsabilidade social global da Alpargatas).

De forma online, o vice-diretor do People Global da Alpargatas, Roberto Daniel, agradeceu aos presentes pela a finalização desta etapa. “Muito obrigado, pois vocês tornaram isso realidade. Agradeço também às demais instituições por fazerem parte dessa jornada com a gente. Agora é hora de criar novos futuros possíveis para todos”, disse o vice-diretor.

“Estou muito feliz com o término desta segunda turma. É emocionante ver essas pessoas chegarem ao final deste ciclo e, em breve, outro já estará iniciando. Agradeço a toda a equipe da Prefeitura, através do secretário Valter Neves, e a todos que fazem o Instituto Alpargatas”, disse a coordenadora LGBTQIAP+, Rosangela Florêncio.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico (interina), Laryssa Almeida, deixou uma mensagem para os formandos. “Participar do AlpaTransforma em parceria com o Instituto Alpargatas, em Campina Grande, é uma grande satisfação. Iniciativas como essas são fundamentais ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inseridos na Agenda 2030. Proporcionar capacitação e oportunidades às pessoas historicamente excluídas, devido ao preconceito, é imprescindível e urgente”, pontuou a secretária.

Próxima etapa

As inscrições para as novas turmas devem começar ainda no primeiro semestre do próximo ano, com pelo menos 30 vagas disponíveis. Ainda de acordo com Andreza Lima, gerente administrativa do Sine Municipal, em breve o órgão também estará ofertando aos alunos os cursos de Excel (Introdução e Avançado) e de capacitação pelo Instituto de Formação Profissional (IFP).