Autor: Notícias PMCG Prefeitura de Campina encerra Capacitação Itinerante e realiza entrega de Certificados para jovens adolescentes do SCFV

Capacitação ocorreu por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, da Semas, no distrito de Galante e é voltada para adolescentes do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), encerrou, nessa quinta-feira, 13, a V Edição da Capacitação Itinerante voltada à preparação de adolescentes para o mercado de trabalho, com entrega de Certificados. A ação, que acontece por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Distrito de Galante, com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Durante a Capacitação, que ocorreu no período de 24 de fevereiro a 31 de março, (com encontros às sextas-feiras), foram abordados vários temas voltados ao mercado de trabalho, como a Autonomia da Adolescência e Postura Profissional. A ação reuniu vários palestrantes, como a coordenadora do Peti, Jussara Melo; o coordenador do SCFV, Márcio Daniel; Alexandre Brasil, psicólogo da Gerência da Criança e do Adolescente; além da advogada voluntária, Camila Carvalho.

Ao todo, 25 adolescentes acompanhados pelo SCFV do Cras Galante, receberam certificados de participação. Além disso, a equipe do Peti já está elaborando currículos desses usuários para envio ao Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), para que tenham acesso aos próximos processos seletivos, para vagas de Jovem Aprendiz, por meio do órgão.

Ao longo de todas as edições, cerca de 100 adolescentes já foram alcançados. Rodolfo Anselmo, 16 anos, que mora no distrito de Galante, e está no 1º ano do Ensino Fundamental, recebeu o Certificado e conta que agora está mais confiante em conseguir uma vaga como Jovem Aprendiz. “Agora me sinto bem mais preparado, porque aprendi como devo me comportar desde a entrevista de emprego, até atuar com uma equipe de trabalho. Antes eu também era muito tímido, tinha até receio de falar. Além disso, aprendi sobre salário, horário de trabalho, e no futuro, pretendo cursar medicina”, disse o garoto.

“Nós fazemos um balanço extremamente positivo desta capacitação, já que muitos desses adolescentes são da Zona Rural e muitas vezes não são alcançados com programas dessa ordem. Conseguimos também um número considerável de mães acompanhando as orientações, para que possam repassar esses ensinamentos e ajudarem os filhos neste processo, para conseguir vagas no mercado de trabalho”, destacou a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Jussara Melo.

Codecom

COMPARTILHAR