Banda Fanfarra da Prefeitura de Campina Grande realiza apresentação surpresa na sede da Semas

Ação ocorre em comemoração ao Dia Internacional da Amizade, celebrado em 30 de julho

A manhã desta quarta-feira, 03, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi marcada pela visita surpresa da Banda Fanfarra “13 de Julho”, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de Bodocongó, que realizou uma apresentação em comemoração ao Dia Internacional da Amizade, celebrado em 30 de julho. Após a apresentação da banda, adolescentes atendidos pelo SCFV apresentaram números de dança, com músicas que falam sobre a importância do amor e da amizade em tempos difíceis. Os colaboradores da Semas agradeceram a surpresa e aplaudiram as apresentações.

A Banda Fanfarra, que foi criada em 2013 pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, reúne jovens com idades entre 6 e 17 anos. Ao todo são 125 integrantes da Banda Marcial, que há nove anos se apresenta oficialmente nos desfiles cívicos de 7 de Setembro. Já na Banda Fanfarra são 45 jovens que mostram talento com os instrumentos.

Futuro mais promissor

Aluno do SCFV desde os 6 anos de idade, Rafael da Silva, 16 anos, que toca trompete e também participa de oficinas de dança e violão, conta que hoje se sente muito mais preparado para o futuro. “A música e a dança já servem de base para qualquer jovem atuar nessas áreas, no futuro. Os nossos educadores nos ensinam com entusiasmo e dedicação e nós precisamos fazer a nossa parte, dando o nosso melhor durante as oficinas. No meu caso, penso sim, em ser grande músico”, contou entusiasmado.

Outro exemplo do resultado desse trabalho está no ex-aluno Tainan dos Santos, 24 anos, que ingressou com 7 anos no SCFV e saiu em 2020. O jovem prestigiou a ação se apresentando na banda e, segundo ele, matando saudades dos velhos tempos. Ele conta que aprendeu a tocar todos os instrumentos e, no futuro, não poderia ser diferente, quer ser instrutor de Banda Marcial e de Fanfarra.

“Sei que com tudo o que aprendi no serviço posso me deparar com outras oportunidades na vida. Mas, me identifico mesmo com a música. E aconselho os jovens que querem ter uma oportunidade, como essa, que estudem, procurem participar, se capacitar, porque oportunidades tem, basta querer e ir em frente”, declarou Tainan.

Educador Social do SCFV há nove anos, o atual coordenador do Serviço, Márcio Daniel, que também é Sociólogo, ressaltou a importância da ação, lembrando o quanto é saudável mantermos boas amizades, por isso foi tomada essa iniciativa. Ele destacou também o serviço relevante, prestado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, através do SCFV, que atua com nove oficinas temáticas e o apoio de profissionais nas áreas de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia.

“A amizade, a cordialidade, o respeito, amor e carinho, são sentimentos necessários, que nos faz alavancar ainda mais no serviço que realizamos e para que progrida, cada dia melhor. Estamos no mesmo propósito de servir ao cidadão e assim cumprirmos esse papel da formação cidadã de crianças e jovens, muitas vezes em situação de vulnerabilidade. Essa apresentação é uma prova disso. Muitos desses jovens viviam em situação de vulnerabilidade e hoje estão protagonizando a sua arte, o seu talento, as suas potencialidades. Temos vários desses exemplos em nosso serviço e procuramos fazer tudo o que está ao nosso alcance. Temos a plena certeza que todos terão um futuro promissor”, concluiu o coordenador.