Bruno lança o projeto Colo Pra Mãe e reafirma compromisso em tornar Campina Grande cidade modelo de inclusão social

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou nesta segunda-feira, 21, o projeto Colo Pra Mãe – Cuidando de Quem Cuida, criado com o objetivo de oferecer cuidados especiais às mães de crianças com deficiência. Participaram do evento, realizado no final da tarde no Teatro Municipal Severino Cabral, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, secretários municipais e convidados.

O Colo Pra Mãe – Cuidando de Quem Cuida está sendo desenvolvido pela Coordenação da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), contando com o apoio de outras pastas.

Conforme explicou Bruno Cunha Lima, o projeto foi pensado e criado para oferecer cuidados especiais às mães de crianças com algum tipo de deficiência. A meta é resgatar a autoestima dessas mães, dando suporte em suas reais necessidades, nos mais diversos aspectos, visto que muitas sofrem com algum tipo de abandono. Em muitos casos, não há ninguém, além delas mesmas, para cuidar de si e dos filhos.

Segundo o prefeito, com base em pesquisas, a maioria das mulheres (61%) deste segmento social (as chamadas mães atípicas) sofre com o abandono por parte dos próprios companheiros. Por isso, é necessária a sensibilidade social em relação aos dramas e problemas vivenciados por estas pessoas, que precisam de políticas públicas voltadas ao atendimento de suas demandas.

“Por isso, aqui estamos para dizer que a vida de vocês importa. De fato, a mãe que fornece colo ao filho com deficiência também precisa de ‘colo’ e deve ser alvo de cuidados. Queremos reconhecer vocês pelo que são e por tudo o que fazem com tanto amor, empatia, doação e altruísmo. Por isso, vamos acolhe-las naquilo que pudermos fazer”, afirmou Bruno.

Foi também revelado pelo prefeito que, na rede municipal de ensino, o número de crianças com algum tipo de deficiência subiu, em apenas um ano, de 1.100 para 1.600 matriculadas. Por isso, ele anunciou estar sendo realizada uma seleção pública para cuidadores, visando dar mais atenção às crianças com deficiência. O Semanário, em edição especial nesta terça-feira, traz o edital desse processo seletivo.

Por sua vez, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima revelou estar muito feliz pela concretização do projeto Colo Pra Mãe, pois vai melhorar a qualidade de vida das pessoas carentes e que merecem um atenção especial por parte do poder público. “É com intensa alegria e emoção que participo deste momento, manifestando a minha gratidão à equipe que torna este projeto uma realidade”, destacou.

Além dos pronunciamentos do prefeito e da primeira-dama, o evento de lançamento foi marcado por apresentações artísticas, exibição de vídeos de mães beneficiadas e homenagens às personalidades que tornaram viável o projeto agora oferecido à comunidade.

Ações do projeto

O projeto oferecerá uma rede de apoio, formada por vários profissionais, como psicólogos e psicopedagogos, tendo como finalidade a promoção do autoconhecimento e crescimento do público a ser beneficiado, nas suas múltiplas dimensões.
Inicialmente, pretende-se alcançar cerca de duas mil mães de crianças com deficiência, matriculadas na rede municipal de ensino. Todavia, esse número pode ser bem maior, já que atualmente existem cerca de 27 mil pessoas com deficiência no município e os benefícios poderão ser ampliados para as mães dessas pessoas.

Além dos bairros de Campina Grande, a iniciativa vai abranger os distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, atingindo diretamente a população mais carente, de baixa renda e vulnerabilidade social.

Presenças

Estiveram prestigiando o lançamento os secretários Raymundo Asfora Neto (Educação), Walker Neves (Semas), João Dantas (Executivo da Cultura), Giseli Sampaio (Cultura) e Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico). Houve a participação de Edna Silva, coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência; Renata Vilarim, coordenadora da Educação Especial; Lívia Sales, coordenadora da Saúde Mental; Marli Castelo Branco (coordenadoria da Mulher) e muitas outras personalidades e autoridades. A Câmara Municipal prestigiou o evento por meio dos vereadores Luciano Breno, Waldeny Santana, Fabiana Gomes e Carol Gomes. Ainda marcou presença o suplente de deputado federal Rafafá.