Cadastro Único encerra 2021 com mais de 27 mil famílias cadastradas no programa Auxílio Brasil, em Campina Grande

No último trimestre de 2021 a Prefeitura de Campina Grande, por meio do Cadastro Único, ligado à Secretaria de Assistência Social (Semas), atendeu quase 10 mil famílias, uma demanda que aumentou de forma considerável, principalmente a partir do anúncio da mudança do programa Bolsa Família para o Auxilio Brasil do Governo Federal. Por se tratar de um serviço essencial que atende famílias em situação de alta vulnerabilidade e de extrema pobreza, e considerando as restrições em virtude da pandemia da covid-19, o serviço não fechou as portas e seguiu atendendo a população, respeitando todos os protocolos sanitários.

Além do atendimento na unidade no bairro da Prata, o Cad Único promoveu e participou de 20 ações de atendimentos descentralizados, em parceria com outras unidades da SEMAS, à exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS que sediaram as edições do Programa Campina Bem Cuidada, promovido pela Prefeitura.

O atendimento também incluiu serviços ligados a outras secretarias municipais, além de instituições da sociedade civil, nos bairros e distritos da cidade, à exemplo do Instituto dos Cegos, Escola Plinio Lemos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e Centro Especializado em Reabilitação – CER.

De acordo com o coordenador do Cadastro Único, advogado Rafael Durand, dados do Ministério da Cidadania apontam que em Campina Grande, atualmente, mais de 27 mil famílias são beneficiadas pelo Auxílio Brasil, um número que inclusive vem aumentando dia a dia. “Sempre buscamos, na medida do possível, proporcionar um atendimento de qualidade às famílias que procuram os serviços do Cad Único. Um trabalho realizado com muito esforço e dedicação por parte dos nossos colaboradores”, assegurou Durand.

O Cadastro Único segue atendendo, diariamente, mais de 200 famílias agendadas previamente e o serviço não terá recesso neste mês de janeiro. Além disso, o setor continuará promovendo ações descentralizadas nos bairros e distritos da cidade já no início de 2022.

De acordo com o secretário Valker Neves, prestar atendimento de excelência à população é uma preocupação constante da Semas. “É importante salientar que não medimos nenhum esforço quando o assunto diz respeito ao bom atendimento à população, especialmente para quem mais precisa. Para isso, temos uma equipe dedicada e preparada nesse sentido, mesmo considerando as grandes demandas. E isso reflete no lema defendido pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, que é tratar e cuidar bem das pessoas”, concluiu o secretário.