CAMPINA BEM CUIDADA: Semas realizou cerca de 900 atendimentos durante a semana em que o programa foi levado ao bairro do Mutirão

Serviços ligados à Coordenação PCD, Ruanda, Sine Municipal, Criança Feliz, Famílias Fortes, Serviço de Atendimento ao Migrante, além dos Cras e Creas, foram muito procurados pela comunidade, que buscava orientações e encaminhamentos.

A Secretaria de Assistência Social (Semas) esteve presente na 9ª edição do Campina Bem Cuidada, programa realizado pela Prefeitura de Campina Grande, no período de 06 até 10 de março, no bairro do Mutirão, e que contou com a oferta de serviços de várias secretarias municipais. Foram realizados cerca de 900 atendimentos pela equipe da Semas. A Coordenação da Pessoa com Deficiência (PCD), prestou informações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) para as pessoas com deficiência, orientações e encaminhamentos de laudos PCD’s, além da ampliação de cadastros para o programa Colo pra Mãe, que tem alcançado, no município, um número maior de mães atípicas.

O Sine Municipal também esteve presente com o cadastro e atualização cadastral. Destaque para o curso “Conecta Jovem”, uma iniciativa do Sine em parceria com o Centro de Integração e Educação Profissional (CIEPE), para ajudar jovens a se prepararem para o mercado de trabalho e ajudá-los com as habilidades necessárias para o primeiro emprego. O Criança Feliz, que atua com crianças na Primeira Infância (0 a 6 anos), realizou orientações e busca ativa para o acesso ao programa, no território de referência.

Também estiveram presentes equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Mutirão, com orientações acerca do Benefício de Prestação Continuada (BPC), benefícios eventuais e também através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com os encaminhamentos e busca ativa. Por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), também foi possível promover o atendimento à comunidade, com informações e encaminhamentos para os serviços oferecidos pela Prefeitura.

O Serviço de Atendimento ao Migrante, coordenado pela equipe que atua com o atendimento à comunidade Warao (povo indígena venezuelano), no bairro do Jeremias, também esteve presente, com informações sobre o direito dos migrantes e encaminhamentos para diversos outros serviços oferecidos pela rede. Já as equipes da Gerência da Pessoa Idosa prestaram orientações e a emissão de carteira para a pessoa idosa.

O programa Família Fortes atuou na divulgação do trabalho realizado em Campina Grande, através das famílias atendidas junto aos Cras, e também em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além da busca ativa das famílias do território. E o Programa de Abordagem Social de Crianças e Adolescentes – Ruanda, realizou trabalhos de abordagens e oficinas para as crianças, que estiveram na ação do Campina Bem Cuidada, acompanhada dos pais.

“Essa tem sido a principal bandeira da Prefeitura de Campina Grande, que é atender, encaminhar e, antes de tudo, resolver os anseios da comunidade. E na ação do Campina Bem Cuidada, as equipes da Semas sempre estão presentes, com serviços relevantes. Dessa forma, a Prefeitura continua cumprindo o papel de promover o bem-estar da nossa comunidade. Já estamos nos preparando para a próxima edição, que acontecerá no próximo dia 20 deste mês, no bairro do Pedregal”, ressaltou o supervisor da Semas, Manoel Abumussa.