Campina Grande elege delegados para a Conferência Regional de Assistência Social

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), foi realizada nesta terça-feira, no Garden Hotel, a 13a Conferência Municipal de Assistência Social. No evento, que teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, foram eleitos os delegados e suplentes que representarão o Município na Conferência Regional, a ser realizada ainda este ano.

A Conferência Municipal foi realizada de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários e contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Campina Grande e da Câmara Municipal.

Com o objetivo de fortalecer e reafirmar a Assistência Social como política pública garantidora de direitos, durante a Conferência foi debatido o papel da assistência social, principalmente no atual cenário em que vivemos em virtude da pandemia do novo coronavírus. Representantes da política de assistência social, articulados com demais setores da sociedade civil, também discutiram e elaboraram propostas dentro do Plano Decenal de Assistência Social, de 2016 a 2026.

Durante a abertura, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Socorro Carvalho, ressaltou a importância do tema deste ano, já que o grande desafio é refletir qual o lugar do usuário e da sociedade na política de assistência social. Segundo ela, “esse é o momento em que toda a sociedade pode contribuir para que a assistência social possa ser priorizada pela gestão pública, levando em consideração inclusive a condução das leis orçamentárias no município”.

Presente ao evento, o vice-prefeito Lucas Ribeiro, lembrou da importância de escutar as pessoas que estão diretamente envolvidas com a população, para que as políticas públicas possam acontecer de forma planejada e direcionada.

A chefe de gabinete da Semas, Ana Beatriz Agra, que na ocasião representou o secretário Valker Neves (que se recupera de um procedimento cirúrgico simples), destacou a atuação da Semas, por meio dos vários serviços desenvolvidos. Citou principalmente o trabalho realizado pelos CRAS e CREAS, os quais passaram por adaptações, em virtude da pandemia, e continuam realizando suas atividades, sempre buscando o atendimento de qualidade para a população.

Participaram também da Conferência, Maria da Paz Santos, representando os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Paloma Miranda, representando os usuários dos serviços de assistência social; além de representantes da Coordenação dos Clube de Mães e do Conselho Municipal do Idoso.

Grupos de Trabalho

Durante o evento, também foram formados grupos de trabalho para debater vários temas, à exemplo da proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, além do financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos.

Ao final, a partir das propostas discutidas e aprovadas, foi realizada a eleição dos delegados e suplentes para a Conferência Regional de Assistência Social, que será realizada ainda este ano.