Campina Grande participa do I intercâmbio do Programa Famílias Fortes de Ingá

Próxima atividade do Intercâmbio Famílias Fortes acontecerá em julho deste ano e terá Campina Grande como anfitriã

Com o tema “diversão familiar – caminhos para o desenvolvimento de habilidades sociais e fortalecimento de vínculos familiares”, aconteceu no último fim de semana, o 1º Intercâmbio do Programa Famílias Fortes de Ingá, com a participação de nove famílias do programa desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). A atividade ocorreu na sede do Industrial Esporte Clube de Ingá, com a presença das famílias, equipes do programa e autoridades do município anfitrião.

O programa Famílias Fortes em Campina Grande vem obtendo destaque junto a Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humano (MMFDH), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania (MC) e contempla atividades que ajudam crianças e adultos na integração individual, familiar e social.

As famílias que participaram do intercâmbio são atendidas pelo CRAS do Pedregal e foram recepcionadas pelo Prefeito, Robério Burity e a primeira dama do município, Sandra Burity, além da secretária adjunta de Assistência Social no Município, Penha Benevides. Ao chegarem em Ingá, as mães e os filhos tiveram a oportunidade de visitar o sítio arqueológico e museu das Itacoatiaras, na zona rural do município. Ainda ocorreram diversas atividades lúdicas, apresentações musicais, roda de capoeira, relatos de vida, refeições a mesa posta, sorteios de brindes e entrega de certificados pela participação no evento.

Aline Aguiar e Samara Nogueira, que estão à frente do programa Famílias Fortes em Campina Grande, ainda abordaram a importância do intercâmbio cultural e interação entre as famílias dos municípios. “Nos princípios do próprio programa temos uma meta que é a diversão familiar, onde podemos proporcionar momentos como este. Por isso, aceitamos o convite do município de Ingá para essa troca de experiências, de diversão e de unidade entre as famílias dos dois municipios”, destacou Samara.

Meruska Aguiar, coordenadora do Programa Criança Feliz de Campina Grande e Maristania de Oliveira, coordenadora do Programa Criança Feliz de Ingá, também estavam presentes destacando o papel importante da mobilização de suas equipes em parceria com o Familias Fortes.

Fortalecendo vínculos

Dona Lia, responsável pelo Memorial do Cuscuz e cidadã do Ingá, participou do evento e emocionou o público com seu depoimento sobre o fortalecimento de seus próprios vínculos familiares. Ela contou como superou as dificuldades e reproduziu os saberes e as memórias da avó, ainda na infância. Hoje, o memorial é reconhecido, recebendo turistas de várias partes do Brasil e até do mundo.

Ao receber o certificado de participação no intercâmbio, o estudante João Deywerson, 10 anos, disse que estava “encantado com as ações do programa” que o ensinou muitas coisas boas que vai levar para o resto da vida.

Maristania de Oliveira também é facilitadora do programa Famílias Fortes e comentou sobre a importância desse intercâmbio. “Nós conseguimos trocar experiências e realidades para que o pessoal de Campina conhecesse um pouco da nossa cultura e que nós conhecêssemos um pouco da realidade do programa realizado em Campina”.

Com o êxito da aplicação no programa, a próxima atividade de intercâmbio está prevista para acontecer em Campina Grande, como anfitriã, marcada para o mês julho deste ano.