CAMPINA SOCIAL PLAY: Prefeitura de Campina Grande lança projeto social que beneficia crianças e adolescentes

Iniciativa envolve secretarias municipais e tem parceria com o Ministério Público do Trabalho

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e parceiros institucionais, lançou na manhã desta sexta-feira, 6, o projeto “Campina Social Play”. A meta é promover a prática de games educativos, oficinas de robótica e ciências naturais para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O lançamento do projeto foi realizado no Clube de Mães Santa Vitória, no bairro do Mutirão e foi prestigiado pelo vice-prefeito Lucas Ribeiro, o deputado estadual Tovar Correia Lima, vereadores e representantes das instituições parceiras.

O projeto Campina Social Play é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa dá seguimento às ações sociais desenvolvidas também pelo Programa Ruanda, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Segundo o vice-prefeito Lucas Ribeiro, o projeto, pela sua importância social, é marcado pela integração de várias secretarias, conforme orienta o próprio prefeito Bruno Cunha Lima. Os esforços unem pastas como Ciência e Tecnologia, Educação, Cultura e Assistência Social.
Lucas ainda destacou o esforço da gestão em promover a educação das crianças de Campina Grande, especialmente as residentes nas áreas mais carentes, estimulando-as a conhecer o mundo da ciência e da tecnologia.

Por sua vez, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, explicou que o projeto começou pelo Mutirão, mas de forma itinerante vai alcançar outras comunidades. Pedregal será o próximo bairro.

Serão desenvolvidas, inicialmente, atividades junto às crianças na faixa etária entre 4 e 12 anos. Este público terá acesso a palestras, oficinas, exposição de maquetes, apresentação de experimentos científicos e variadas atividades.

Além de estimular o público infanto-juvenil a conhecer a importância da ciência, busca-se também aproximar este segmento à vida escolar, promovendo o retorno daqueles que se encontram afastados da sala de aula. Para tanto, a coordenação do projeto encontra-se de portas abertas para quem queira se engajar como voluntário nesta iniciativa.

Presenças

A solenidade de lançamento foi prestigiada também pelos secretários Walker Neves (Semas) e Giseli Sampaio (Cultura); vereadores Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara), Aldo Cabral e Rostand Paraíba e o coordenador de Comunicação do Município, Marcos  Alfredo. As autoridades e as lideranças comunitárias fizeram pronunciamentos e todos destacaram a importância de mais esta ação educativa voltada para a construção do futuro das crianças de Campina Grande.