CENSO SUAS 2023: Prefeitura de Campina Grande realiza levantamento de dados das unidades ligadas à política da assistência social

Ação é realizada anualmente pela Diretoria de Vigilância Socioassistencial, ligada à Semas.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) está preenchendo o Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS 2023). Este Censo é uma ferramenta de gestão para monitoramento e avaliação das ações executadas pelo SUAS, através dos equipamentos públicos como os Cras, Creas, Centro Pop, Unidades de Acolhimento e Cadúnico. A ação é realizada pela equipe da Vigilância Socioassistencial. O sistema está aberto para inclusão dos dados desde o dia 16 de outubro e será mantido até o dia 08 de dezembro.

Visando ao preenchimento dos dados solicitados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Censo SUAS ocorre de forma obrigatória, em todo o Brasil, e atua em três indicadores principais para fiscalizar informações, como a estrutura física dos locais, recursos humanos, além dos serviços e benefícios, coletando informações dos serviços prestados. Os dados são enviados pelos coordenadores das unidades, revisados e preenchidos no sistema do Governo Federal, pela equipe da Vigilância Socioassistencial.

Para o bom funcionamento do levantamento, durante a segunda semana do último mês de outubro, foi realizada uma formação com os coordenadores das unidades ligadas ao SUAS no Município. As diretrizes foram repassadas pela equipe da Vigilância Socioassistencial, com orientações baseadas no modelo de preenchimento do formulário solicitado pelo MDS, com objetivo de retirar dúvidas e garantir o encaixe correto dos dados.

“Esses dados vão dizer qual é a eficiência e eficácia dos serviços da política da assistência social em Campina Grande, servindo para discutir novas estratégias e ferramentas de atuação nas políticas públicas. Esses dados vão definir, por exemplo, critérios de expansão e de cofinanciamento para aumentar recursos, além dos gestores federais possibilitarem a inclusão e exclusão de serviços, conforme cada necessidade específica”, afirmou a diretora de Vigilância Socioassistencial, Renata Andrade.

“Essas informações vão dizer em qual patamar o município está, olhando a qualificação de profissionais, das estruturas e as notas que serão dadas mostrarão como o município fica em relação aos níveis estadual, regional e nacional. Campina Grande normalmente fica entre o primeiro e segundo lugar, em nível de estado, o que reforça o cuidado e a preocupação de melhorar sempre a qualidade dos serviços das unidades”, declarou Renata Andrade.

Organizações Não Governamentais

A Vigilância Socioassistencial ainda revisa e envia os dados preenchidos pelas entidades não governamentais que estão no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). O intuito é levantar dados sobre esta política pública, em níveis de cooperação com organizações do terceiro setor. O não preenchimento desses dados, pelo município, pode impactar em bloqueio parcial ou suspensão dos recursos transferidos pelo Governo Federal. Os dados do Censo SUAS ainda são utilizados para definir a construção de indicadores de monitoramento como o IDCRAS, IDCREAS, IGDSUAS, entre outros.