Centro de Convivência do Idoso da Semas promove palestra em alusão ao Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência da Pessoa Idosa, realizou nesta segunda-feira, 21, palestra alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, tendo como ponto principal a prevenção de doenças e a promoção da saúde na terceira idade.

O Outubro Rosa surgiu para conscientizar a sociedade sobre a prevenção contra o câncer de mama, incentivando mulheres a realizar os exames preventivos.

Pensando no bem estar dos seus usuários, o Centro de Convivência convidou os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), supervisionados pela professora do curso de Enfermagem, Claudia Medeiros Torres, para apresentar, de forma lúdica e objetiva, a importância da realização do auto-exame das mamas, que deve ser realizado ao menos uma vez ao mês.

Desta forma, as mulheres podem se familiarizar com o formato da mama, identificando alguma alteração na forma ou textura.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é relativamente raro em homens e mulheres, antes dos 35 anos de idade. E cerca de uma, a cada 12 mulheres, apresentam um tumor nas mamas até os 90 anos.

Durante a palestra, os estudantes do curso de Enfermagem demonstraram alguns tipos de sintoma de câncer de mama, como o mama dura, pequenas feridas na pele, nódulos ou pequenos caroços internos, vermelhidão, ardor e as alteração no formato da pele. Desta forma, a meta é ajudar no alerta sobre a importância da prevenção e os cuidados com a saúde na terceira idade.

Dentro da política da assistência social ao idoso, o Centro de Convivência do Idoso desenvolve atividades que vão desde oficinas temáticas, palestras educativas e apresentação cultural. Cerca de 390 idosos são cadastrados na unidade, sendo que 180 são atendidos semanalmente, onde são acompanhados pelos profissionais da assistência social, médico geriatra, psicólogo clínico, fisioterapeuta, educador físico e enfermeiro.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, no bairro Cuités, em Campina Grande. Para aqueles que desejarem fazer parte do Centro de Convivência do Idoso é necessário ter mais de 60 anos de idade, apresentar comprovante de residência e comparecer acompanhado por algum familiar.

COMPARTILHAR