Centro Pop da Prefeitura de Campina Grande intensifica atendimentos para pessoas em situação de rua durante os festejos juninos

Assistência com alimentação, roupas e itens de higiene são alguns dos benefícios

Com a retomada do Maior São João do Mundo, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, e consequentemente, da chegada de milhares de visitantes vindos de vários municípios e estados para conhecer de perto a festa, especialmente após 2 anos de pandemia, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop, um dos serviços promovido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), intensificou os trabalhos nesse período junino.

O serviço que funciona no centro de Campina e que tem como principal função dar apoio à pessoas em situação de rua, tem reforçado os atendimentos no sentido de garantir à esse público vários benefícios, como alimentação, roupas, itens de higiene pessoal, entre outros benefícios. Quem necessitar de acolhimento noturno, o serviço realiza o encaminhamento para outros serviços da Prefeitura.

De acordo com a coordenação do Centro Pop, já no início de junho, antes mesmo da abertura do São João, que ocorreu no dia 10/06, já era observado uma procura maior pelo serviço. Em meses normais, o atendimento mensal na Unidade gira em torno de 210 pessoas. Mas só no mês passado, foram 352 atendimentos.

O número também inclui os atendimentos realizados no Restaurante Popular, no Distrito dos Mecânicos, para as famílias que moravam na invasão e que foram abrigadas no local, por causa das chuvas. De acordo com a coordenadora, Mônica Loureiro, foram 125 adultos e crianças atendidos no Restaurante Popular, no período de 28 de maio à 15 de junho. Já na sede do Centro Pop, que funciona no centro de Campina Grande, foram atendidas 227 pessoas, incluindo homens e mulheres, e em alguns casos, idosos e adolescentes.

De volta para casa

Ainda de acordo com a coordenadora, em relação aos cuidados com as pessoas, que utilizam o serviço pela primeira vez, as equipes têm mantido contatos com Prefeituras de outros municípios, à exemplo de Cuité, Puxinanã e até mesmo, de Caicó, no Rio Grande do Norte, para informar que elas procuraram o serviço, em busca de apoio e informações. O fato, é que muitos não têm sequer, o dinheiro da condução para voltar para casa.

“Nesse período nós recebemos, por exemplo, dois jovens de Caicó/RN, que vieram para Campina com o objetivo de conseguir trabalho durante os festejos juninos. Mas como não conseguiram, ficaram perambulando durante quatro dias, pelas ruas da cidade, até chegarem ao Centro Pop. De imediato, mantivemos contato com os familiares e providenciamos o retorno deles para casa, em segurança, o pai de um deles, ficou surpreso pois achava que os jovens estavam trabalhando”, contou a coordenadora, Mônica Loureiro.

“Afora esse trabalho mais minucioso, de cuidados com a população que vive em situação de rua, o serviço dispõe principalmente de equipes treinadas para realizar palestras, rodas de conversas, seminários, sempre enfocando algum tema em evidência e de reflexão, nas áreas de saúde física, mental e de educação. O trabalho é feito, na maioria das vezes, de forma intersetorial, ou seja, com o apoio de outras secretarias”, concluiu Mônica Loureiro.