Cidade inclusiva: Prefeitura é representada em Intercâmbio Internacional pela Coordenação de Pessoas com Deficiência

Evento consagrou Laissa Guerreira como Campeã Mundial na Bocha Paralímpica e evidencia o trabalho da mãe Edna Silva, como técnica e integrante da Comissão Brasileira da modalidade.

A Coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), Edna Silva, da Prefeitura de Campina Grande, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), participou recentemente de um Intercâmbio Internacional, ao lado da filha Laíssa Guerreira, que foi campeã no Mundial de jovens, na modalidade Bocha Paralímpica (esporte praticado por atletas com elevado grau de comprometimento) em Portugal, e também conquistou o título de campeã pan-americana durante competição na Colômbia.

Segundo a coordenadora, que também atua como técnica da filha, o feito conquistado por Laíssa, que também faz parte da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica; vem como forma de incentivar ainda mais os paratletas do nosso município, que ainda não receberam, seja por parte de familiares ou do próprio poder público; o apoio necessário para desenvolver suas habilidades, nas suas respectivas modalidades.

Edna Silva destacou ainda a importância na convocação dela, para fazer parte da Comissão Técnica Brasileira de Bocha Paralímpica. “É de um valor imensurável, tanto na questão técnica, de aprendizado, de cultura, de você vivenciar outros horizontes de forma internacional; como para aumentar conhecimentos e repassar esse aprendizado em benefício da sua cidade e do seu país, é inigualável, “ressaltou Edna.

Campina Inclusiva

Importante destacar a série de investimentos que tem sido feito pela Prefeitura de Campina Grande, para alavancar os novos talentos em várias modalidades inclusivas. A cidade dispõe de um Centro de Referência em Paradesporto, que funciona no Parque da Liberdade, e que é inclusive, reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Que esse momento decisivo em nossas vidas (minha e de Laissa), sirva como motivação para mães de outras Laissas, e sobretudo, de outros paratletas. Precisamos avançar ainda mais, porque Campina já é grande e é destaque no cenário internacional , agora também através da nossa representação como coordenadora PCD, cidadã campinense, e agora fazendo parte da seleção de Bocha, que é o esporte mais inclusivo do mundo”, disse a coordenadora.

“Um orgulho imenso saber que ali estávamos representando toda a nossa população, de ouvir o hino nacional e a nossa bandeira sendo elevada ao topo mais alto, é mesmo uma sensação indescritível. Uma cidade do interior da Paraíba, que não deixa a desejar a nenhuma outra cidade, e que atualmente está no topo do mundo, quando é representada por uma adolescente cadeirante, com doença rara degenerativa, e com uma mãe atípica, que abraça a causa e é coordenadora PCD na cidade, um grade marco”, concluiu Edna Silva.