CMDDCA, com apoio da Prefeitura promove, neste domingo, eleição para a escolha dos Conselheiros Titulares por regiã

Desde cedo já era grande a movimentação nos 24 locais de votação, distribuídos em vários bairro na cidade.

A votação para o Conselho Tutelar 2023, começou cedo neste domingo, 01, nas 24 Escolas municipais e estaduais, quando serão escolhidos 20 candidatos dos 49 que concorrem às eleições, sendo 5 por cada região. Na Escola Municipal Cassiano Pascoal Pereira, logo no início da manhã, já era grande a movimentação. A aposentada Josinete Maria Benevides que mora na Liberdade, chegou cedo para votar, mas esqueceu de trazer junto com o título eleitoral, um documento com foto.

“Ouvi de uma amiga que só precisava trazer o título e ai não atentei para pegar outro documento, Mas como a eleição segue até às 17h, dá tempo ir em casa, pois tenho sete netos e três bisnetos e sei a importância de uma eleição como essa”, disse a aposentada.

No sábado, 30, que antecedeu as eleições, já foi grande a movimentação durante todo o dia, para alinhar os últimos detalhes em relação ao pleito. Durante a manhã, as equipes da Prefeitura de Campina Grande, junto com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), realizaram a organização das 24 Escolas Municipais e Estaduais, que estarão recebendo os eleitores. A votação terá início às 8h e segue até as 17h.

O promotor da Infância e Juventude (MP), Leonardo Clementino, esteve nas Escolas e no local de apuração dos votos. “O promotor junto com outros servidores do Ministério Público e um integrante da Procuradoria Geral da União, visitaram quatro Escolas (uma por região), para verificar a segurança das urnas, as quais só poderiam estar nos locais de votação, devidamente lacradas. À tarde, ele realizou vistoria e inspeção no auditório do Seminário Diocesano São Joao Maria Vianey, local onde ocorrerá a apuração dos votos”, ressaltou o secretário executivo do CMDDCA, Paulineto Sarmento.

Na noite deste sábado, na sede do CMDDCA, foi realizada uma reunião de alinhamento com os coordenadores dos 24 Colégios Eleitorais. Na ocasião foi apresentado o layout das salas de votação, equipes e funções inerentes ao processo, e ainda, as regras para o lacre da urna de lona, desde o início da votação até o encerramento, bem como a apuração. Cada urna deverá receber 500 cédulas, contendo os nomes de no máximo 5 candidatos, por região.

Ainda foram acertados detalhes como a entrega de crachás, regras para Presidentes, Mesários e Fiscais de sala, no sentido de evitar qualquer tipo de intercorrência durante o processo, os quais se houver, deverão constar em Ata. “Importante essa logística, afim de que possam estar orientando as demais pessoas nos locais de votação, para que tudo transcorra de forma dinâmica e com a devida lisura, como requer o processo. Fizemos também os dois lacres das urnas (interno e externo), com a devida referência e assinatura do presidente de cada região. No local de votação, ela só poderá ser aberta pelo Presidente da mesa”, disse o presidente do CMDDCA, Claidson Silveira.

Apuração no Seminário

Após o encerramento dos votos às 17h deste domingo, a apuração será realizada no auditório do Seminário Diocesano e envolverá cerca de 60 pessoas, ligadas às várias secretarias da Prefeitura, bem como o trabalho de colaboradores da Procuradoria do município; da Câmara Municipal; e da Ordem dos Advogados do Brasil. Por se tratar de uma apuração manual, os trabalhos deverão seguir por 48 horas.