CONSTRUINDO O AMANHÃ: Campanha realizada pela Prefeitura de Campina Grande mostra resultado de ações realizadas para crianças e adolescentes

Vídeos, postados nas redes sociais da Semas, contam histórias de superação

No início deste mês de outubro a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou a campanha “Semas – Construindo o Amanhã”, que tem como objetivo prestar homenagens às crianças no mês dedicado a elas. A campanha também mostra resultados do trabalho realizado pela Secretaria, através dos vários serviços.

Nas duas primeiras semanas foram postados vídeos nas redes sociais da Semas (@semascgpb), mostrando histórias de superação. São relatos dos pais, das próprias crianças e dos colaboradores, que falam com entusiasmo de todo o trabalho e resultados obtidos. Um desses relatos é sobre a evolução de um bebê que está na Casa da Esperança 3, que acolhe crianças de 0 aos 6 anos de idade, e que está sendo acompanhado pelos profissionais do programa Criança Feliz.

De acordo com a psicopedagoga Julieta Farias, o bebê, que chegou na casa em abril deste ano, está atualmente com oito meses. No início, ele apresentava dificuldades na coordenação motora, mas agora já iniciou nos primeiros passos, a partir dos estímulos que tem recebido.

“Após dois meses de estímulo ele já consegue sentar, já que antes só engatinhava. A equipe toda comemora o resultado. Atualmente, três bebês estão sendo acompanhados pelo programa para conseguir desenvolver os primeiros passos”, ressaltou Julieta Farias.

Um outro relato é da adolescente Maria Thais, 13 anos, que é acompanhada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona no Cras Galante. Ela conta tudo o que aprendeu no serviço e como teve a vida transformada para melhor.

“Cheguei no Cras com 6 anos de idade e, hoje, participo de várias atividades com os demais adolescentes. O Cras, de fato, faz parte da minha vida, pois com todo acompanhamento que tenho aqui, aprendi a superar muitas situações, até dentro da minha casa. Sempre me interessei pela leitura, pintura e desenho e sou uma adolescente muito feliz”, contou Thais.

“Reconhecemos a importância dessa campanha, principalmente por mostrar, na prática, as políticas públicas que estão sendo potencializadas em nosso município, em prol da criança e adolescente, através da Semas. Uma iniciativa que vem garantir a efetivação desses direitos, que são a educação, saúde, convivência comunitária e fortalecimento de vínculos familiares, de forma promissora e salutar”, concluiu a gerente interina da Criança e do Adolescente, Rouseane Andrade.