Coronavírus: Prefeitura de Campina Grande já distribuiu quase 500 refeições a pessoas em vulnerabilidade social

Diante da Pandemia do COVID-19 a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria da Assistência Social, tem buscado estratégias constantes de enfrentamento e prevenção a esta situação por determinação do Prefeito Romero Rodrigues.

A Prefeitura que vem atendendo o apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS), em relação a ações de prevenção também para a população mais vulnerável, dentre elas a população em situação de rua.

Desta a forma, a Semas intensificou as ações do projeto Banho de Cuidados. O projeto consiste em uma unidade móvel, que possui dois chuveiros com ducha quente, destinados a realização da higiene pessoal das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A unidade móvel funciona de forma itinerante, todos os dias da semana, nos três turnos, manhã, tarde e noite. Sempre se posicionando em locais de fácil acesso, como praças e feiras centrais no município.

As ações do Projeto Banho de Cuidados foram intensificadas dia 25 de março, atendendo até os dias de hoje, 50 indivíduos diariamente, pessoas essas em situação de rua e vulnerabilidade social. Cada pessoa utilizou cerca de 121 vezes o serviço de banho até o último levantamento dia 29 de março.

As equipes de abordagem social também fazem a distribuição de refeições (café, almoço e jantar), para o público que utiliza a unidade móvel de banho, assim como realizam busca ativa em locais descentralizados, distribuindo até hoje, 01 de abril, quase 500 refeições, além da entrega de kit de higiene pessoal, com: escova de dente, creme dental e pente de cabelo.

“Praticamente estamos reunindo os coordenadores de forma virtual todos os dias, para intensificarmos as ações e minimizar os efeitos sociais nas pessoas em vulnerabilidade por determinação do Prefeito Romero”, destacou a Secretária Eva Gouveia.

A força tarefa realizada pela Secretaria da Assistência Social, conta com o apoio de cerca de 180 funcionários, entre equipe técnica e apoio. Além das parcerias com a Guarda Municipal, Policia Militar e SAMU. Todos os envolvidos na ação estão utilizando os Equipamentos de Proteção Individual, para não contrair ou contagiar os usuários.