CRIANÇA FELIZ: Parceria entre Prefeitura de Campina Grande e Grau Técnico amplia conhecimentos de equipes do Programa sobre primeiros socorros

Capacitação realizada durante as últimas duas semanas ocorreu na rede de ensino, na qual 65 visitadoras e supervisoras receberam certificados.

As visitadoras e supervisoras do Programa Criança Feliz, da Prefeitura de Campina Grande, participaram recentemente de uma capacitação de primeiros socorros, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a rede de ensino Grau Técnico, com o intuito de repassar informações e orientar as famílias em acompanhamento através do Programa. A capacitação foi concluída nesta semana e teve início no dia 13 de março.

Conforme a coordenação do Programa, a capacitação foi dividida em quatro dias, sendo dois dias da última semana, na quarta e quinta-feira, 13 e 14, além da segunda-feira e terça-feira, 18 e 19 de março. A ideia foi dividir as 65 pessoas da equipe em dois grupos, alcançando todas as colaboradoras com o curso e a certificação pelo Ministério da Educação, através da rede de ensino.

A ação envolveu informações com equipes de enfermagem do Grau Técnico, na qual foram ministradas instruções de como realizar primeiros socorros em recém nascidos, crianças, gestantes e adultos no geral. As informações repassadas foram sobre situações do cotidiano que podem causar riscos, como parada cardiorrespiratória, queimaduras, engasgo, afogamento, entre outras situações.

Para Jéssica Sena, supervisora do Programa, essa ação ampliou o que ela já sabia sobre primeiros socorros. “A gente havia tido uma capacitação anterior, mas essa aprofundou nosso conhecimento, e isso é ótimo, porque com essas contribuições poderemos levar as instruções para as famílias acompanhadas, o que serve não só para os pais, mas também para o público infantil, afinal, o acesso à informação pode salvar vidas”, disse Jéssica Sena.

De acordo com Luma Oliveira, também supervisora, para cada turma, foram dois dias de bastante imersão. “Foram eventos extremamente detalhados, super completos, e isso é muito importante porque são assuntos preventivos. Lembramos às famílias que acompanhamos que repassem o que aprendem com a gente para os vizinhos e amigos, de forma a alcançar todo um território com essas informações que podem salvar vidas”, contou a supervisora.

Conforme a coordenadora do Criança Feliz, Meruska Aguiar, essa formação veio para somar. “Uma das questões mais importantes desta parceria é a certificação da equipe, porque outras capacitações já foram feitas, mas sem certificados. Outro ponto importante é que acompanhamos mais de duas mil famílias no Município e essa é uma forma de levar informação para todas sem que elas precisem sair de casa para aprender e se capacitar. Nós estaremos fazendo esse importante papel,” concluiu a coordenadora.