Criança Feliz: Programa da Prefeitura de Campina Grande será mais uma vez destaque nacional

Live que acontece nesta semana vai mostrar atendimentos nos bairros do município durante a pandemia

Desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas), o Programa Criança Feliz fez novamente o município ser destaque nacional. Realizado em parceria com o Ministério da Cidadania, o Criança Feliz presta serviços de atenção à primeira infância, acompanhando o desenvolvimento de crianças e o fortalecimento de seus vínculos na família.

Para falar sobre as ações do Ministério da Cidadania neste período de pandemia da covid-19, e do trabalho realizado nas comunidades de Campina Grande, será realizada uma live na próxima quarta-feira, 28, às 16h, com a presença da secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda. Entre os objetivos da live está a apresentação das ações ministeriais, voltadas ao programa, neste período de isolamento social.

Professora Claudete Ramos, visitadora social da Semas

A transmissão da live acontecerá pelas redes sociais da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), com transmissão pelo Youtube, Facebook e Instagram. Já a participação dos convidados será realizada por meio de videoconferência.

Para representar a Semas e falar sobre as ações do Programa Criança Feliz, desenvolvidas no município, participará da live a professora Claudete Ramos, visitadora social da Semas e primeira pessoa a entrar no bairro do Pedregal para acompanhar trinta famílias assistidas pelo Criança Feliz. A visitadora social foi selecionada pela secretária-interina da Semas, Joelma Martins.

O Programa
Os atendimentos do Programa Criança Feliz estão voltados às gestantes e famílias com crianças de zero até 3 anos de idade e para as de zero aos 6 anos de idade (para os casos de crianças com alguma deficiência). Ao todo são duas mil crianças na primeira infância e gestantes.

A proposta é de que a visitadora social apresente um relato do trabalho desenvolvido neste período de pandemia, já que os cuidados com os protocolos sanitários precisam ser redobrados para visitadores e também às famílias. As visitadoras estão diariamente em uma comunidade do município, trabalhando com famílias em vulnerabilidade social

Segundo Claudete, neste momento de pandemia as visitas estão sendo realizadas quatro vezes ao mês, sendo duas presenciais e outras duas de forma remota (vídeos, áudios, mensagens), além de chamadas telefônicas.

Uma dessas famílias assistidas é a de Patrícia Dairania Oliveira da Silva, de 35 anos de idade, com dois filhos (11 e 13 anos de idade) e grávida de oito meses do terceiro filho. Ela é acompanhada por Claudete desde o início da gestação. O marido, Patrício da Costa, é operador de máquinas e está desempregado.

Segundo Patrícia, que enfrenta problemas de depressão e crises de ansiedade, no início da gestação tudo ficou mais difícil. Ela teve risco de aborto e ficou com receio de perder o bebê. Foi nesse período, explicou, que o trabalho da visitadora social passou a ser fundamental no processo de recuperação de toda a família.

“Claudete foi um anjo que Deus colocou na minha vida. Ela está sempre presente, acompanhando cada detalhe da gestação e dando a maior força. Se a tivesse conhecido antes, tenho certeza que as outras gestações teriam sido bem mais tranquilas, já que tive depressão pós parto e foi muito difícil para mim. No período, não tive acompanhamento da minha família, apenas do meu marido. Agora, estou bem mais tranquila”, declarou Patrícia.

Segundo Joelma Martins, secretária-interina da Semas, essa é a segunda vez que o programa Criança Feliz é destaque nacional. Em uma outra oportunidade, o Ministério da Cidadania convidou Estados e Municípios para apresentarem suas experiências com o programa. Naquela ocasião, Joelma atuava como Gerente de Proteção Social Básica, e evidenciou o trabalho atuante das equipes em bairros de Campina Grande.

Para a visitadora Claudete Ramos, é gratificante saber que, através do Criança Feliz, muitas famílias continuam sendo alcançadas. “Devido a convivência que temos com essas famílias, não houve grandes dificuldades em manter o atendimento por causa da pandemia. Com todos os cuidados necessários, e os equipamentos de proteção, estamos conseguindo realizar as visitas presenciais e continuar ajudando”, declarou Claudete.