Crianças da Primeira Infância, atendidas pela Prefeitura de Campina Grande, têm dia de lazer e diversão em Puxinanã

Passeio realizado por meio do programa Criança Feliz, reuniu 23 crianças de uma das Casas de Acolhimento, em parceria com o Rancho do Caju, em Puxinanã. A ação marca o início das atividades anuais do programa, em 2023.

Uma manhã de lazer, diversão e muito contato com a natureza. Foi assim o passeio promovido na manhã desta terça-feira, 07, pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Programa Criança Feliz, que contemplou 23 crianças de até seis anos, atendidas pela Casa da Esperança III, em parceria com o Rancho do Caju, situado em Puxinanã. A ação marca o início das atividades na Casa de Acolhimento e a ideia é que momentos como esse ocorram uma vez por mês, envolvendo o planejamento de atividades diferenciadas para os pequenos. Nesta primeira oportunidade, as crianças tiveram café da manhã e almoço no Rancho e realizaram diversas brincadeiras lúdicas, nos parques de recreação do local.

Além disso, elas também conheceram os animais do espaço, como forma de estar em contato com a natureza e ainda praticaram atividades com um educador físico, que foi disponibilizado pela Prefeitura, no local. As atividades, que tiveram início pela manhã, seguiram até 15h. Segundo Alex Nascimento, coordenador da Casa da Esperança III, esse tipo de ação cumpre bem o papel da Prefeitura em garantir os direitos desses acolhidos. “A Constituição Federal garante um leque de direitos para essas crianças, direitos que lá fora são violados, e nós que formamos esse corpo, através da Semas, da Prefeitura, trazendo para essas crianças o lazer, a educação e o cuidado, podemos fazer com que tudo isso se concretize dentro dessas instituições, para que elas possam ter seus direitos garantidos”, pontuou o coordenador.

Conforme Julieta Freitas, supervisora do Criança Feliz que acompanha as crianças da Casa da Esperança, essa ação vem para trazer um diferencial nas experiências infantis dessas crianças: “Quando trouxemos a ideia para o Rancho, eles a abraçaram, junto conosco, como forma de proporcionar um dia diferente para os pequenos, pois eles precisam sair das quatro paredes para terem a liberdade de experimentar algo novo, coisas que muitas deles não tiveram enquanto estiveram no convívio familiar e que fazem bem no desenvolvimento infantil de cada um deles”, disse a supervisora.

A coordenadora do Programa Criança Feliz, Meruska Aguiar, ressaltou a importância de momentos como esse para a criançada. “Crianças acolhidas institucionalmente precisam estar nesses espaços. Nós precisamos fazer com o que elas se sintam em casa, com vários estímulos dentro da Primeira Infância, pois assim elas se desenvolvem plenamente. Em momentos assim juntamos todo um leque de informações pelas quais as crianças precisam passar, então esses momentos são importantíssimos para todos eles”, concluiu a coordenadora.