Crianças e adolescentes acompanhados pela Prefeitura recebem certificado de conclusão na formação em Bombeiro Mirim

Entrega aconteceu em solenidade realizada no auditório do Garden Hotel.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participou da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Bombeiro Mirim, promovido pelo 2° Comando Regional, através do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Neste semestre, 50 crianças e adolescentes concluíram a formação. Todos são acompanhados pela Semas, por meio do Casa da Esperança IV e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Zona Leste.

O curso, que teve duração de cinco meses, funciona por meio de aulas realizadas no Quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro de São José. O Projeto se volta às instruções dos Bombeiros Militares, para o público infanto-juvenil, trabalhando temas como proteção contra incêndios, acidentes domésticos e primeiros socorros, entre outros.

Segundo Kátia Farias, supervisora geral dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), essa é uma parceria muito importante.

“Uma boa parte dessas crianças estão em extrema vulnerabilidade. Então, eles estão enxergando algo a mais, ampliando o olhar deles para situações que eles nem viam, ou não tinham perspectivas sobre o futuro. É muito bom vê-los querendo ser igual, aprender, vestir uma farda e encontrar nos bombeiros uma referência a seguir, nosso papel enquanto Prefeitura é justamente promover esse tipo de cidadania”, disse a supervisora.

Maria Clara, 10 anos de idade, que é acompanhada pelo SCFV, disse que aprendeu bastante com a formação. “Eu aprendi um monte de coisas. Gostei muito, vi muita coisa sobre os perigos do fogo e de pessoas que podem estar se afogando e me ensinaram como ajudar o próximo. Eu ensino o que aprendi para a minha família, na minha casa e amei muito tudo isso”, disse a menina.

Conforme o subcomandante Eliude Santiago, coordenador geral do curso, ver o resultado alcançado por essas crianças só reforça as expectativas para a continuidade dessa parceria.

“É um intenso aprendizado. Ao ver essas crianças superando pequenos desafios e construindo um novo caráter, vemos a importância de trabalhar com a ideia de que isso beneficia demais essa comunidade, tentando reavivar sonhos. Esperamos que com a entrega de certificados nossa missão tenha sido cumprida mais uma vez,” afirmou o subcomandante.