Crianças e Adolescentes assistidos pela Prefeitura de Campina Grande se preparam para Desfile Cívico de 7 de Setembro

Ensaios com a Banda Marcial 13 de Julho estão sendo realizados desde fevereiro

Os ensaios preparatórios da Banda Marcial 13 de Julho, que reúne crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Polo Bodocongó, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande, estão acontecendo desde o último mês de fevereiro. Todos se preparam para o desfile cívico de 7 de Setembro. Neste ano, os integrantes da banda vivem a expectativa do retorno ao evento, dois anos após o último desfile, realizado em 2019, em virtude da pandemia da covid-19.

A Fanfarra 13 de Julho (corpo musical da banda), que é formada por 50 componentes com idades entre 9 e 17 anos, está ensaiando desde o início deste ano na sede do SCFV, em ruas próximas à unidade e também no Parque da Liberdade. Os músicos estarão utilizando bumbo, surdos, caixas, pratos e outros instrumentos de sopro.

“A maioria dos componentes não estava familiarizada com os instrumentos musicais, especialmente os de sopro, que são mais difíceis de tocar. Mas, agora, próximo ao desfile, estão bem mais afinados”, destacou o professor e oficineiro de música, Moab Brito, responsável pelos ensaios.

Estrutura do Desfile

Ao todo, 125 crianças e adolescentes participarão do desfile de 7 de Setembro, somando o corpo musical e coreográfico da banda fanfarra, com mais quatro alas temáticas que abordarão os seguintes temas: setembro amarelo; direitos da criança e do adolescente; prevenção e combate ao trabalho infantil, entre outros temas desenvolvidos no Serviço de Convivência.

De acordo com o coordenador do SCFV (Polo Bodocongó), Márcio Daniel, o projeto da Banda Fanfarra visa promover e fomentar a cultura e as potencialidades de cada jovem. “Nos ensaios gerais estamos juntando todas as oficinas ao corpo musical, integrando música, cidadania, protagonismo e convivência comunitária”, ressaltou.

Participando das ações do SCFV desde os sete anos de idade, Rafael Claudino, 16 anos, já participou de atividades na brinquedoteca, pedagogia lúdica, oficinas de futebol e natação. Na Banda Fanfarra, ele está desde os 10 anos de idade, onde desenvolveu a paixão pela música.

“Eu vou levar todos esses momentos para a minha vida. É muito importante a gente aprender sobre música, que é uma coisa que eu quero levar para a minha profissão. No futuro, quero ser músico, trompetista e pretendo fazer carreira tocando o instrumento”, disse Rafael Claudino.

SCFV em Ação

O SCFV de Bodocongó atende uma média de 200 crianças e adolescentes, diariamente, nos turnos manhã e tarde, com a realização de 10 grupos de oficinas e 4 refeições. Além da Oficina Convivência Musical, com a Fanfarra 13 de Julho, o Serviço oferece modalidades como violão, dança, ginástica artística, natação, futebol, karatê, pedagogia lúdica e a oficina Autoestima Renovada, que consiste em práticas de corte de cabelos, design de sobrancelhas e maquiagem.

As crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV podem participar do serviço a partir dos seis anos de idade e podem permanecer até os 17 anos. O público-alvo vem de demanda espontânea da comunidade e ainda dos encaminhamentos de unidades da Semas, além dos Conselhos Tutelares (CT) e da Justiça (considerando os casos de jovens em situação de média e alta vulnerabilidade), para obter auxílio em formação cidadã.