Dia da Acessibilidade: Prefeitura de Campina Grande avança na inclusão social por meio dos equipamentos do Município

No Dia Nacional da Acessibilidade, celebrado nesta terça-feira, 05, a Prefeitura de Campina Grande comemora os avanços conquistados pela atual gestão nos anos de 2022 e 2023. Nas principais mudanças estão incluídas ações realizadas pela Coordenação da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), a exemplo das capacitações de Acessibilidade Atitudinal.

Os principais avanços, em geral, incluem a implementação da Acessibilidade Arquitetônica em parques públicos de Campina Grande e no Parque do Povo, durante o Maior São João do Mundo deste ano.

Conforme Edna Silva, coordenadora PcD, mais de 400 servidores da Prefeitura de Campina Grande, atuantes em diferentes secretarias, já foram alcançados com as capacitações sobre Acessibilidade Atitudinal no Município, desde 2022. Essa ação, cujo objetivo é ampliar a inclusão para promover um atendimento com melhor qualidade, especialmente para usuários com algum tipo de deficiência, também foi realizada em empresas privadas. Estas empresas acionaram a equipe da coordenação PcD para promover as capacitações em seus espaços.

“Quando a gente consegue levar conhecimento para as pessoas sobre as lutas das Pessoas com Deficiência, conseguimos acabar com preconceitos, com ideias de que esse público não pode estar onde ele quer. Então, trabalhamos com uma formação onde as pessoas sabem como devem tratar, se comportar e ver uma Pessoa com Deficiência, mudando configurações. Então já avançamos muito nisso”, disse a coordenadora Edna Silva.

Ainda segundo Edna, a Acessibilidade Comunicacional no município também tem se expandido, através de intérpretes de libras para atividades da Prefeitura, beneficiando o público de surdos. Quanto à Acessibilidade Arquitetônica, ligada ao direito de ir e vir das pessoas, um dos maiores avanços foi na estrutura do Camarote da Acessibilidade, no Maior São João do Mundo. Foram instaladas rampas, corrimões e plataformas elevatórias, garantindo o deslocamento de forma autônoma e segura das Pessoas com Deficiência.

“Também não podemos esquecer de que no Parque da Criança e da Liberdade foram colocados brinquedos exclusivos para cadeirantes. Até o final do ano, esperamos que o Parque da Dinamérica já tenha finalizado a mesma instalação desses instrumentos. Enquanto cidade, nos destacamos porque em outras regiões existem parques adaptados, porém separados para PcD´s, mas aqui nós queremos incluí-las sem segregar, promovendo mais igualdade”, ressaltou a coordenadora.

Conforme a secretária da Semas, Pâmela Vital, neste dia 05 é importante reforçar o compromisso da Prefeitura neste segmento. “Esse trabalho já é referência e sempre buscamos essa visão diferenciada, principalmente sobre as formas que vamos nos comunicar com PcD’s. Nosso quadro está cada vez mais avançando para melhorar, no que for possível, as questões de acessibilidade em Campina Grande”, declarou a secretária.