Dia de Doar: Prefeitura de Campina Grande organiza evento com trocas e doações de serviços para a população campinense

Evento será no dia 28 de novembro, no Cras Bodocongó, envolvendo diversos segmentos da comunidade, entre pessoas físicas e jurídicas.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está organizando o Dia de Doar, que será realizado em 28 de novembro, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Bodocongó. O objetivo desta ação é oferecer serviços à população por meio do Cras e, principalmente, pelas doações dos parceiros.

Esses parceiros, conforme a Semas, podem envolver pessoas físicas e/ou jurídicas, objetivando aumentar os atendimentos para o público que já é acompanhado pela Prefeitura.

O Dia de Doar acontecerá das 9h às 12h e está sendo organizado pela Coordenação de Projetos e Planejamento da Semas. As doações (realizadas em forma de serviços), que já têm despertado o interesse de empresas e organizações privadas, incluem diversos segmentos. Entre esses estão o oferecimento de atendimentos estéticos, de saúde, educação, advocacia e esporte, entre outros.

Os interessados em participar desta ação podem entrar em contato por meio do número (83) 3310-6275, ou ainda através do e-mail do setor de projetos: projetos.semascg@gmailcom. Além disso, a equipe também segue mantendo contato com empresas interessadas.

Conforme a coordenadora do Setor de Projetos, Uiamara Mirna, as doações também podem ser feitas em locais e datas posteriores ao dia 28 de novembro. “Nós escolhemos, inicialmente o Cras Bodocongó pela estrutura, que pode agregar todos que queiram doar seus serviços. Lembramos que dia 28 será o Dia ‘D’ mas, durante todo o ano, podem acontecer as doações, como oficinas, palestras, atendimentos e assessorias, de forma que o dia 28 será apenas o marco inicial”, explicou a coordenadora.

Ainda de acordo com Uiamara Mirna, essa ação é importante para incentivar a cultura da doação. “Quando falamos em doar, estamos falando de doar valores, tempo, conhecimento. E a intenção é trazer o entendimento de que isso ajuda a movimentar e fomentar várias áreas para que a população tenha acesso e possa ser alcançada com diversos serviços. É uma forma de atingir a comunidade em geral e nosso público, que já é atendido pela Prefeitura, seja no Cras ou em outras unidades que estão em nosso radar,” declarou a coordenadora.

Segundo a secretária municipal Pâmela Vital (Semas), essa ação vem para fazer a diferença. “Com isso nós conseguimos que as pessoas ajudem sem precisar doar dinheiro, pois o nosso intuito é justamente que as pessoas doem o que possam. Então isso é algo positivo para a gestão e, ainda mais, para as pessoas que serão atendidas, já que muitas estão em vulnerabilidade e tudo isso é muito importante. Eu acho que essa é a essência da assistência social,” ressaltou a secretária.

Dia de Doar

O Dia de Doar é um movimento mundial que visa promover ações que alcancem doadores, sejam eles indivíduos ou empresas, movimentando a economia solidária e promovendo o bem-estar para as pessoas que mais precisam. No Brasil, o Dia de Doar ocorreu pela primeira vez em 2013. Atualmente, mais de 85 países participam oficialmente do movimento, no qual cada município pode organizar ações específicas.