DIA DOS PAIS: Prefeitura de Campina Grande realiza programação especial em homenagem aos Pais Atípicos

O Dia os Pais será comemorado no próximo domingo, 14, e, pensando em proporcionar momentos de lazer, aprendizado e de cuidados com a saúde e estética deles, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência (PDC), da Secretaria de Assistência Social (Semas), está promovendo durante toda esta semana, uma série de ações em homenagem aos Pais Atípicos, (que tem filhos com algum tipo de deficiência); proporcionando acesso a serviços de saúde, estética, palestras e até um jantar romântico.

De acordo com Edna Silva, coordenadora da Pessoa com Deficiência no Município, as ações tem como objetivo, fortalecer os vínculos familiares e mostrar a importância da figura paterna, no desenvolvimento e na criação de filhos que apresentam algum tipo de deficiência. “Essa semana tem um valor imensurável, porque até então, esses pais atípicos não eram lembrados e eles precisam entender a importância da contribuição deles na criação e também nos cuidados com os filhos”, ressaltou a coordenadora.

Um exemplo dessa realidade, é uma pesquisa apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dando conta que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista, dois milhões apenas no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Instituto Baresi, (um fórum nacional para associações de pessoas com doenças raras, deficiências e outros grupos de minoria), em 2012, no Brasil, cerca de 78% dos pais abandonaram as mães de crianças com deficiências e doenças raras, antes dos filhos completarem 5 anos de vida.

Segundo psicólogos, o motivo desse abandono, na maioria dos casos, os alegam não conseguirem suportar o luto da perda do “filho ideal”, por isso “dão um apoio muito frágil ou simplesmente abandonam”.

“Entendemos que esse é o papel da Prefeitura, por meio da Coordenação PCD e Semas, mostrar essa realidade. Por isso, preparamos toda uma ação, incluindo as mulheres (esposas), atendidas pelo projeto Colo pra Mãe e temos a certeza de que serão momentos muito especiais, não só para os pais, mas, para toda a família”, reforçou Edna Silva.

Programação

A programação da Semana dos Pais, inclui inicialmente, atendimentos estéticos na Barbearia Oficial Barber Club, situada no bairro da Prata, realizados nesta terça e quarta-feiras, 09 e 10. Nesta quarta, 10, também serão realizados exames médicos com um Clínico Geral, às 15h. O ápice da programação, será um Jantar Romântico, às 19h, para o pai e um acompanhante, em parceria com o programa Famílias Fortes. Já na sexta-feira, 12, será realizada palestra com o psicólogo Ronaldo Rodrigues, com o tema: “A importância da figura paterna na Família Atípica”. Todas as ações serão realizadas no Centro Dia, situado no bairro de Bodocongó.