DIA DOS PAIS: Prefeitura realiza comemoração especial para pais atípicos e celebra o dia dedicado a eles

Ação fez parte da 2ª Semana de Pais Atípicos, proporcionada pela Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenação da Pessoa com Deficiência, da Semas, com jogos, música e outros momentos de lazer.

Para comemorar o Dia dos Pais, com data neste domingo, 13 de agosto, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência (PCD), da Secretaria de Assistência Social (Semas), preparou uma tarde de lazer e entretenimento para pais de crianças com deficiência do Município. A ação, que aconteceu no Centro Dia, no Conjunto dos Professores, bairro Universitário, fez parte da 2ª Semana de Pais Atípicos e aconteceu neste sábado, 12, com uma programação que incluiu jogos, momentos musicais e muita descontração.

Durante o evento, cerca de 30 pais atípicos participaram de um bingo com direito a prêmios que incluíam premiações como passes livres para corte de cabelo e barba (em um salão de beleza na cidade), além de lava-jato e relógios. Os pais também foram presenteados com momentos musicais com voz e violão, além de uma confraternização com direito a uma refeição especial. Todos os pais ainda receberam cesta básica e uma necessaire, contendo cartas escritas pelos seus filhos, em um momento muito especial.

“Nós que somos pais de crianças com deficiência não saímos muito, muitas vezes a gente não tem nenhuma ajuda e aqui nós temos um apoio para as nossas famílias. Para mim é muito gratificante participar desse evento. Eu não tenho sorte em relação a ganhar as coisas, mas nessa véspera do Dia dos Pais foi diferente, pois ganhei no bingo um relógio muito bonito e um serviço de lava-jato para cuidar do meu carro, que faz mais de meses que não estava sendo lavado, e agora vou ter a oportunidade,” contou Nicodemos Oliveira, de 44 anos.

Ivanilson Martins, de 42 anos de idade, participa das atividades da Coordenação PCD junto com a esposa e dois filhos. Na oportunidade, ele falou sobre a importância da ação. “O evento foi bem animado, isso nos traz um pouco mais para dentro dos serviços da Prefeitura, e tira um pouco daquela visão de que só as mães devem receber atenção. Aqui nós sentimos que toda a família importa e é por isso que nos sentimos à vontade para estar aqui”, disse o pai atípico.

Edna Silva, Coordenadora da Pessoa Com Deficiência do Município, falou sobre como a ação foi especial: “Esse evento superou as nossas expectativas, porque nós vemos os pais engajados também. Vemos que as famílias estão mais fortalecidas e hoje esses homens estão mais gratos. Isso mostra que a Prefeitura mais uma vez inova e mostra seu compromisso em cuidar das pessoas, com o principal objetivo de ter um olhar mais delicado para essas famílias, o que faz com que Campina seja a cidade da inclusão,” disse a coordenadora.

Quem prestigiou o evento foi a Secretária da Semas, Pâmela Vital, que ficou emocionada com toda a ação. “Esse é o primeiro evento que participo com a coordenação desde que integrei a Semas, e fiquei encantada com tudo que envolve esse trabalho. Um dos pais atípicos é surdo e até me batizou na língua de sinais, foi um momento emocionante. Vimos que esses pais estão super felizes de comemorar essa data, e essa é a maior conquista que essas famílias podem ter”, finalizou a secretária.