DIA DOS PAIS: Prefeitura realiza jantar romântico para homenagear Pais Atípicos

Evento realizado no “Centro Dia” reuniu vinte casais

Uma noite diferente e muito especial. Foi assim o jantar romântico para os Pais Atípicos (pais de filhos com algum tipo de deficiência) que estiveram acompanhados das suas esposas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social (Semas) e aconteceu na noite desta quinta-feira, (11), no Centro Dia, no bairro Universitário. A ação finalizou a programação especial da semana voltada para os pais.

Vinte casais foram contemplados com o evento, em uma noite que contou com dinâmicas, danças, música ao vivo, entrega de lembrancinhas e um jantar. A ideia da Prefeitura em organizar essa ação, dentro da semana em que também se comemora o Dia dos Pais (14 de agosto), surge com a proposta de incentivar o cuidado da relação a dois, de modo que o bem-estar de pais e mães também possa refletir na educação dos filhos atípicos.

Conforme Edna Silva, coordenadora da Pessoa com Deficiência no município, o objetivo principal das ações, que ocorreram durante toda a semana (com atendimentos estéticos, exames médicos e com o jantar desta quinta-feira), visa fortalecer os vínculos familiares, destacando a importância da figura paterna no que compete ao desenvolvimento e criação dos filhos, uma vez que as Mães Atípicas já têm um acompanhamento especial, através dos serviços, como o Programa Colo Pra Mãe.

O autônomo Igor Gomes Dias, de 25 anos, foi um dos pais que esteve no jantar junto com a esposa, Eliuska Roberta, de 30 anos. “No dia a dia é muito difícil a gente ter esses momentos, sair de casa para um jantar é algo raro. Essa ação é muito relevante porque, diante de todas as dificuldades que temos, com a criação de crianças com deficiência, é muito bom saber que tem gente olhando para a gente”, disse.

A esposa de Igor, Eliuska Roberta, deu destaque para a atenção que os pais estão tendo por parte da PMCG. “Todos os casais aqui precisam de apoio, de fortalecimento, e aqui nós encontramos isso, pessoas que nos apoiam, que nos entendem”,disse.

O secretário Valker Neves (Semas), que esteve prestigiando o evento, falou sobre a intenção em dar continuidade às ações como essas. “É isso que a Prefeitura tem feito com os pais de pessoas com deficiência. O que a gente puder fazer para proporcionar dias melhores e mais leves em meio a tantas que eles enfrentam, vamos continuar fazendo”, destacou o secretário.

Para Edna Silva, o momento é de extrema relevância para o contexto dessas famílias, uma vez que há a promoção e o fortalecimento de laços e de autocuidado. ”Sempre estaremos buscando formas de tentar melhorar a vida dessas famílias, pois conhecemos de perto essa realidade e sabemos o quanto esses momentos trazem benefícios para todos, principalmente, para os filhos atípicos, que estarão colhendo os bons frutos de toda essa iniciativa”, concluiu a coordenadora.