DIA NACIONAL DA ADOÇÃO: Campina Grande é referência com o trabalho realizado pela Prefeitura, nas Casas de Acolhimento

As quatro unidades que atuam no município, com crianças e adolescentes, funcionam com infraestrutura que garante a qualidade de vida e bem estar desse público, enquanto aguarda uma nova família.

No Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta quinta-feira, 25 de maio, merece destaque o trabalho realizado pela Prefeitura de Campina Grande, que é referência na adoção, através das atividades desenvolvidas nas Casas da Esperança 1,2,3 e 4, também chamadas de Casas de Acolhimento. Ligadas à Secretaria de Assistência Social (Semas), as unidades que acolhem crianças desde a primeira infância (0 a 6 anos) até jovens, incluindo meninos e meninas, até 18 anos (incompletos), contam com o trabalho de equipes multidisciplinares, formadas por coordenadores, psicólogos, psicopedagogos, técnicos de enfermagem, educadores, entre outros.

De acordo com Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente (GCA), as crianças e adolescentes acolhidos nessas casas estão sob medida protetiva e após esgotadas as possibilidades com as famílias nucleares (família de origem), ou extensas (parentes da criança); podem ser adotados, uma vez que foram destituídos (afastados) do poder familiar e estão aptos no Sistema Nacional de Adoção (SNA). A equipe multidisciplinar é responsável por preparar esse público para o ingresso em uma nova família, trabalhando o psicológico, o desenvolvimento cognitivo motor, a socialização, autonomia, e o respeito às suas religiões e aptidões, enquanto indivíduos.

“A adoção é de grande importância para que essas crianças sejam amadas, protegidas e respeitadas, enquanto sujeitos de direito, e que sejam acolhidas em família. Trabalhamos para que elas consigam reconstruir a sua autonomia, na medida em que estão crescendo”, ressaltou a gerente.

Ainda de acordo com Rouseane Andrade, a equipe da Vara da Infância e Juventude (VIJ-CG), em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, com o apoio das equipes da Rede de Proteção Integrada da Criança e Adolescente (Redeca), tem realizado um magnifico trabalho e é muito ágil na questão da adoção. A cidade inclusive tem sido destaque em relação às demais cidades, pelo alto índice de crianças que vêm sendo adotadas. Atualmente, 61 crianças e adolescentes, aguardam por uma nova família, nas quatro Casas de Acolhimento.

A.DOT

Em outubro de 2021, a Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, foi pioneira, na Paraíba, com o lançamento do aplicativo A.DOT, que tem como objetivo facilitar a busca ativa das famílias habilitadas para a adoção, em âmbito nacional. Dessa forma, os futuros pais e mães conhecem melhor o perfil de crianças e adolescentes a serem adotados, e as condições jurídicas para o processo.

“Desde o ano de 2021, das 26 adoções que transitaram pelo SNA, seis delas, foram concretizadas, direta ou indiretamente através do aplicativo A.DOT. A adoção é um instituto jurídico destinado a dar uma nova família, cumprindo o preceito constitucional, que diz que toda criança e adolescente, tem direito a um lar. É através desse instituto, que nós mudamos a vida das pessoas”, disse o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Perilo Lucena.

Quem tem interesse em adotar uma criança ou adolescente e quer conhecer um pouco mais sobre o aplicativo, pode acessar o endereço: http://www.adot.org.br