ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR: Escolha de candidatos será realizada com a utilização das urnas de lona

Decisão foi tomada nesta sexta-feira, 29, com base em uma determinação da Justiça.

Na manhã desta sexta-feira (29), uma liminar determinou que a Eleição do Conselho Tutelar, em Campina Grande, seja realizada através das ‘Urnas de lona’, com votos através de cédulas. A decisão foi tomada após um parecer favorável da Justiça a uma solicitação realizada por alguns candidatos que concorrem às eleições. A medida vem de encontro a uma decisão anterior do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), que iria realizar o pleito utilizando um sistema digital, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Faltando pouco mais de um dia para as eleições que acontece neste domingo (1º de outubro), a Prefeitura de Campina Grande, através de colaboradores das Secretarias de Assistência Social (Semas), de Educação (Seduc), de Saúde (SMS), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Gabinete do Prefeito, Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e Secretaria de Planejamento (Seplan), está finalizando os preparativos de estrutura e suporte necessários para o processo eleitoral, junto com o CMDDCA.

Os votos serão efetuados em 96 urnas de lonas, que serão distribuídas nos locais de votação até este sábado (30). Os eleitores podem escolher até cinco candidatos por região de atuação, sendo elas: Norte, Sul, Leste e Oeste. Para votar, o eleitor deve ter mais de 16 anos de idade, possuir o Título de Eleitor, um documento com foto, e deve se dirigir a um dos locais de votação que corresponde à sua zona eleitoral específica, de acordo com sua região. As votações terão início às 8h e fim às 17h. As urnas estarão disponibilizadas em 24 escolas (estaduais e municipais), sendo seis por cada região.

“Agora a Prefeitura junto à várias secretarias está operacionalizando a impressão das cédulas, dentro do que determinou o juiz, mantendo as eleições na mesma data e acatando o sistema de votação do voto impresso”, justificou o advogado Jolbeer Amorim, gerente de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), pasta que está desenvolvendo suporte para as eleições.

Locais, candidatos e apuração

A apuração dos votos, que acontece a partir das 18h do domingo, será realizada no auditório do Seminário Diocesano São João Maria Vianey, no bairro do Alto Branco. O processo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Campina Grande e através da TV Nordestina, no canal 179. Para conferir com antecedência os locais de votação e a relação dos candidatos das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, é possível ter acesso à lista completa dessas informações clicando nos hiperlinks disponibilizados abaixo:

Lista dos candidatos por zona eleitoral (PDF)

Lista dos locais de votação (PDF)