Em mais uma ação do Agosto Verde, Prefeitura reúne mais de 100 famílias no CRAS Três Irmãs

Mais uma importante ação da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), voltada aos pais e crianças atendidas pelo programa Criança Feliz, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 19, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Três Irmãs. O evento, que faz parte da programação do Agosto Verde, mês da Primeira Infância, contou com a presença de mais de cem famílias, atualmente atendidas pela unidade.

No local, pais e filhos, participaram de palestras sobre Nutrição Alimentar, ministrada pela nutricionista da Semas, Isabela Agra; e Saúde Bucal Infantil, com uma equipe especializada em Odontologia, através de uma parceria com a Secretária de Saúde. Na oportunidade, as crianças também realizaram degustação de alimentos, como didática à Introdução Alimentar e aprenderam sobre como escovar os dentes corretamente, em um tutorial com os alunos de Odontologia.

Segundo Meruska Aguiar, coordenadora do Criança Feliz, o principal objetivo do evento está em dar continuidade à programação desenvolvida para crianças de 0 aos 6 anos de idade, dentro do Agosto Verde, que começou no dia 1º, com o objetivo de trabalhar o estímulo, desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, das crianças e familiares. Já a primeira parte da ação nos CRAS, aconteceu no dia 12 de agosto, no bairro do Pedregal.

“Nós entendemos a importância de estender essas ações para todos os CRAS e por isso vamos dar continuidade em cada local de abrangência, para além das atividades no mês de agosto. Esses eventos são uma forma de celebrar a Primeira Infância e neles as crianças aprendem brincando e interagindo. Estamos dando esse suporte, fortalecendo os CRAS e também todas as famílias, especialmente as crianças”, pontuou a coordenadora.

Adriana Guimarães, de 47 anos, uma das mães que esteve com os filhos no evento, falou sobre a importância dessas ações do Criança Feliz. “Sempre fui bem acolhida pelo CRAS e pelo Criança Feliz, costumo dizer que são anjos na minha vida. Hoje trouxe todo mundo de casa para participar, até mesmo quem está fora da faixa etária, pois só tenho a falar coisas boas do programa”, lembrou.

A coordenadora do CRAS Três Irmãs, Vanessa Castro, destacou a importância desse tipo de serviço prestado às famílias. “As crianças precisam desse acompanhamento, desse momento lúdico, de atividades intergeracionais entre mães, pais e avós, que estão participando, para que possamos contribuir com o desenvolvimento da Primeira Infância”, destacou.

A Brinquedoteca Itinerante, da Secretaria de Educação (Seduc), também parceira da Semas nestas ações, esteve mais uma vez presente, levando atividades que despertam o lado lúdico das crianças. Além disso, o evento contou com uma equipe da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que levou uma oficina didática sobre a importância da atenção no trânsito.

A programação do Agosto Verde, em Campina Grande, será finalizada na próxima sexta-feira, 26, com as famílias atendidas pelo CRAS do bairro Malvinas. O evento será realizado na Estação Cidadania-Cultura. Além das atividades disponibilizadas no CRAS Três Irmãs, estão previstas oficinas com a Secretarias de Cultura (Secult) e de Juventude Esportes e Lazer (Sejel).