Em sete meses de funcionamento, Restaurante Prato do Povo serviu mais de 65 mil refeições

Localização estratégica, cardápio balanceado e ações sociais para a comunidade estão entre os pontos mais elogiados pelos usuários.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), faz um balanço positivo das atividades realizadas pelo Restaurante Popular Prato do Povo, no Distrito dos Mecânicos. No local, que funciona desde agosto de 2023, já foram servidas mais de 65 mil refeições e os quesitos localização estratégica, cardápio balanceado, preço e ações sociais para a comunidade, são apontados, pelos usuários, como principais atrativos.

De acordo com a coordenação do restaurante, o local beneficia os públicos em vulnerabilidade que residem no entorno, além de trabalhadores da região, Pessoas com Deficiência, comorbidades e, inclusive, moradores de outros bairros.

Francisco Souza, de 80 anos, é um exemplo. Ele se desloca, de ônibus, do bairro do José Pinheiro até o Distrito dos Mecanicis, para fazer as refeições no Restaurante Prato do Povo. “O preço da comida é simbólico, então isso já ajuda muito. Eu faço questão de vir de um bairro mais distante para comer aqui de segunda à sexta. A comida é boa e o atendimento é muito bom”, disse.

A família de Maria Oliveira também aproveita os benefícios do Restaurante. “Sempre que posso venho aqui pegar comida. Moramos próximo e é uma economia de gás muito boa em casa”, contou.

Rondinele Menezes, coordenador do Prato do Povo, enfatiza ainda que a assiduidade dos usuários se dá também por conta da iniciativa da Prefeitura em promover outros serviços sociais no espaço. “Nós fazemos um balanço positivo por diversas questões: temos uma equipe capacitada, com chefes de cozinha e nutricionista, parcerias com serviços de saúde e educação para o público, shows musicais no Happy Hour das sextas, e sabemos que é isso que as pessoas apreciam, o retorno delas é bom considerando isso,” disse o coordenador.

No planejamento das ações futuras, está um curso de gastronomia, para a população em geral. A ideia é que os chefes de cozinha do local deem aulas, durante a semana, para o público interessado em aprender sobre culinária. As inscrições devem ser disponibilizadas ainda neste primeiro semestre de 2024.