Equipes da Prefeitura de Campina Grande levam ações de cidadania aos profissionais do Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho

Foram distribuídas máscaras de proteção, preservativos e realizados testes rápidos da covid-19, IST/AIDS e hepatites virais

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da coordenação de ações e políticas para a população LGBT, ligada à Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas), realizou na noite desta terça-feira, 18, uma ação no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, mais conhecido como “Feira de Gado”, instalado no bairro do Ligeiro. O trabalho foi direcionado aos profissionais do sexo e frequentadores de bares que atuam no local.

Ao todo 80 pessoas foram beneficiadas com várias ações, a exemplo de distribuição de preservativos, máscaras de proteção contra a covid-19 e de material informativo sobre os serviços desenvolvidos pela Prefeitura. Foram ainda prestadas orientações sobre uso correto dos preservativos, além de escutas rápidas para as demandas e orientações para atendimentos nos CRAS. As equipes também realizaram testes rápidos de IST/AIDS, hepatites virais e RT-PCR (para diagnóstico da covid-19) em aproximadamente 30 pessoas.

A ação realizada pela coordenação LGBT, com apoio da administração do Parque de Exposições, teve início às 17h30 e foi encerrada às 22h. O trabalho contou com a participação de 16 profissionais ligados ao Centro de Referência Especializada para a População de Rua (Centro POP), CRAs Borborema e Secretaria Municipal de Saúde. No galpão existente no local foram viabilizadas mesas e cadeiras, assim como iluminação suficiente para as ações das equipes.

De acordo com Mário Fernandes, da coordenação LGBT, a ação, que deverá ocorrer mensalmente, é uma oportunidade única com o objetivo de promover a inclusão social de um setor que necessita do apoio público. Um momento que também é importante, para estreitar, ainda mais, o contato com essas pessoas e encaminhá-las, quando necessário, para as UBS e CRAS de seus territórios.

Outro ponto positivo da ação, segundo Mário Fernandes, é a visibilidade para a população LGBT que vive nas ruas e que, a partir dessas ações, terão o seu direito preservado e respeitado.