ExpoAutismo: Prefeitura de Campina Grande ultima preparativos para 2ª Edição do evento que acontece no Parque da Criança

Exposição será na próxima quarta-feira, nos turnos da manhã e tarde, de forma intersetorial.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PcD), da Secretaria de Assistência Social (Semas), está ultimando os preparativos para a 2ª Edição da ExpoAutismo. O evento será realizado nesta quarta-feira, 10, no Parque da Criança, como parte da programação do TEAcolho, promovido pela Saúde Mental do Município. A ação acontecerá nos turnos da manhã e tarde, das 7h30 às 10h30 e das 15h às 18h.

Como na primeira edição, o evento ocorre no mês em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril), desta vez em parceria com as Secretarias Executiva de Saúde Mental, da Educação (Seduc), Esportes Juventude e Lazer (Sejel), de Ciência e Tecnologia (Secti), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da STTP. A ação reúne trabalhos artísticos e culturais de pessoas autistas, envolvendo desenhos, fotografias, danças, música, livros, esculturas e poesias, entre outras.

Segundo Edna Silva, coordenadora PcD, a exposição acontece para evidenciar, principalmente, as potencialidades de cada participante, que serão prestigiados por familiares e amigos, como forma de mostrar os talentos e a criatividade desse público, promovendo mais inclusão social e reconhecimento para os expositores.

“As expectativas para o evento são as melhores possíveis. Nós temos certeza que será um evento cheio de emoção e alegria. A primeira edição já foi um sucesso e temos dado o melhor para essa segunda, planejando toda a estrutura necessária para os expositores e trabalhando de modo a destacar o trabalho de cada um deles, rompendo preconceitos e garantindo mais inclusão”, disse Edna Silva.

Expositores

Neste ano foram 60 inscritos, no total, entre crianças e adultos, todos com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista devidamente comprovado por meio de laudo médico. As inscrições, para a exposição no evento, foram encerradas no dia 25 de março e neste ano foram abertas para toda a comunidade autista ligada aos serviços da Semas, Rede Municipal de Ensino e Secretaria de Saúde.