FAMÍLIAS FORTES: Prefeitura de Campina Grande, em parceria com UFCG, amplia número de famílias atendidas pelo programa

Secretário Valker Neves e articuladoras do programa no município acompanharam andamento dos trabalhos

Uma parceria da Prefeitura de Campina Grande com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) permitiu a ampliação no número de famílias atendidas pelo Programa Famílias Fortes, do Governo Federal. No último dia 13 deste mês a UFCG iniciou as atividades do Famílias Fortes com o apoio da gestão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Na última terça-feira, 19, a coordenação do programa no município visitou a Universidade para acompanhar a evolução dos trabalhos que está reunindo, em cada ciclo, alunos de duas escolas municipais, acompanhadas dos pais. No total serão sete encontros semanais, em cada ciclo.

Na oportunidade, o secretário Valker Neves (Semas), visitou as instalações das salas de aulas, liberadas pela Universidade, para a realização das atividades. A visita foi acompanhada pela professora Luiza Cirne, coordenadora do Projeto pela UFCG. No local, as famílias realizavam dinâmicas com a temática “Futuro das crianças no mercado de trabalho”, como forma de estimular pais e os filhos, para que sigam a carreira profissional que desejam.

Para a professora Luiza Cirne, é importante que a UFCG tenha essa interlocução através dos gestores públicos, para que possa utilizar seus atributos de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade. “Aqui temos acolhido as famílias através de vários fatores, entre eles, o intermédio dos nossos alunos e servidores de diversos cursos, que atuam como facilitadores da metodologia do Programa e que estão à frente das atividades repassadas às famílias, fortalecendo a aprendizagem”, reforçou a coordenadora do Famílias Fortes pela UFCG.

Conforme o secretário Valker Neves, essa parceria é fundamental para que a comunidade seja assistida da melhor maneira possível e para alcançar metas. “A gente sabe que o Famílias Fortes realmente muda a vida das pessoas que passam pelo programa. Nós acompanhamos os resultados de outras famílias e é fantástico saber o que isso proporciona na vida de cada uma delas”, afirmou o secretário.

Segundo Aline Aguiar, articuladora do programa no município, a expectativa é de que os encontros atinjam as metas determinadas. “Esperamos que as famílias participantes tenham o perfil modificado através da metodologia, que haja realmente o fortalecimento de vínculos e que os jovens tenham os sonhos resgatados com uma perspectiva de futuro e que seja ampliado, principalmente, o número de famílias atendidas”, reforçou Aline.

Sobre o Famílias Fortes

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, já anunciava a ampliação das atividades do Famílias Fortes através de um Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a UFCG. Na Universidade, as atividades contam com uma programação de sete encontros para cada ciclo, sendo cinco ciclos no total, com objetivo de contemplar 600 famílias ao final.